TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os principais objetivos de uma operação de Perfilagem?

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Perfilagem

  1. Quais os principais objetivos de uma operação de Perfilagem?

Obter informações necessárias para tomada de decisão, para investigar, identificar anomalias petrofísicas, mapear, delimitar e reconhecer toda a litologia do poço e analisar se ele é viável ou não comercialmente.

  1. Explique o significado da expressão Dirty and Clean Rock?

Dirty Rock ou rocha suja: É quando a Rocha está com muita Argilosidade

Clean Rock ou rocha limpa : Essa expressão é dada quando a Rocha tem baixíssimo teor de Argilosidade cujo a sua resistividade é proporcional a resistividade da agua salgada que preenche todos os seus poros.

  1. Quais as principais ferramentas de Perfilagem e que Propriedades/Fenômenos físicos são medidos por cada uma delas.
  • Potencial espontâneo (SP)- mede a diferença de potencial entre dois eletrodos
  • Raios gama (GR)- Detecta a radioatividade total da formação geológica
  • Neutrônico NPHT As ferramentas mais antigas medem a quantidade de raios gama capturado após a excitação artificial através de bombardeios dirigidos de nêutrons rápidos
  • Indução (IDL)- Fornece leitura aproximada de Rt, através da medição de campos elétricos e magnéticos induzidos nas rochas.
  • Densidade (RHOB)- detecta os raios gama defletidos pelos eletrosn dos elementos componentes das rochas após terem sidos emitidos por uma fonte colimada situada  dentro do poço. Além disso permite o calculo da porosidade e a identificação das zonas de gas. Usado também como apoio a sísmica para calculo do sismograma sintético
  • Caliper – fornece o diâmetro do poço.

  1. Em quantas etapas é feita uma operação de perfilagem?

Planejamento, aquisição de dados, controle de qualidade e interpretação.

  1. Que processos são indicativos de presença de hidrocarbonetos nos dados de perfilagem?

Através dos dados é possível o conhecimento de determinados parâmetros, como argilosidade, resistividade e densidade de elétrons encontrado no poço.

Respostas as variações emitidas nos dados coletados pelas ferramentas de perfilagem fornecem indícios de Hcs, as leituras como porosidade, argilosidade, densidades, resestividades quando interpletadas com auxilio humano direcionam aos mesmos tomamos como exemplo as ferramentas de nutrõnico ou porosidade neutra que mede os ions de h+, onde no geral a maior quantidade são de hidrocarbonetos, e pelas quantidades de h+ é possível medir a porosidade; a ferramenta de Densidade que fornece distancia entre elétrons e os minerais constituintes da rocha(ou seja mede porosidade), apesar de ambas as ferramentas guiarem para calcular a porosidade quando fornecem em sua leitura e uma alta variação uma discrepância ao ponto de suas linhas quantitativas se cruzarem indicam uma probabilidade de haver Hcs.

  1. Descrevabra o Ambiente que é feita a medição através das ferramentas de perfilagem.

Diametro pequeno, temperaturas variadas, riscos de desabamento, perdas de ferramentas, no geral um ambiente complexo após a perfuração.

  1. Qual a importância do uso da Ferramenta Caliper?

O Caliper gera respostas elétricas que são relacionadas a geometria da parede do poço, fornecendo as informações de diâmetro, calculando o seu volume, controle de qualidade de perfil e indicações da condições do poço em um determinado intervalo.

Resposta. Fornece o diâmetro do poço e é importante para o calculo do volume de cimento para os tampões ou cimentação do revestimento, ele da apoio a operações de teste de formações, controle e qualidade de perfis e indicações da condição do poço, em intervalos determinados fornece registro de variações para desabamentos, reboco ou estrangulamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com