TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade da montagem de paineis eletricos 5s

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Qualidade Na Montagem de Painéis Elétricos.

Adriano Dalcanale Bieging

Filipe Vasconcelos

Gonzalo Alonzo

Laercio Gilz

Lara Natali da Costa

 Ricardo Back.

Professor: Guilherme Eduardo da Silva Pereira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI        

Engenharia Elétrica 17 - Engenharia da Qualidade

08/05/2015

Resumo

Todas as atividades de trabalho devem contar com organização, ordem para pessoas e materiais, ou seja, cada coisa e pessoa em seu lugar e setor especifico. Evitar sujar o ambiente de trabalho e quando houver lixo deve-se limpar, lembrando que empresas são constituídas principalmente de pessoas, deve-se cuidar delas, e principalmente elas mesmo se cuidarem, na saúde, higiene, e nas padronizações da empresa.

Palavras-Chave: Elétrico – Painel - Organizar

1. Introdução

Painéis elétricos são fundamentais para que a energia chegue as nossas tomadas, eles estão presentes desde a geração a energia, transformação até o quadro de distribuidores residências, sendo algo essencial a nós, ele é composto por vários elementos elétricos e eletrônicos que formam dispositivos e os conjuntos desses dispositivos formam um painel elétrico.

A montagem de tal elemento requer uma serie de etapas sendo ele desde a fixação até a interligação com a rede existente e com o que se deseja ligar, sendo um trabalho quase que totalmente manual os profissionais atuantes devem estar em ótimo estado para poder executar o procedimento, tanto em sua própria saúde, como também tendo um ambiente de trabalho agradável, bem iluminado e com ventilação. Certas atividades geram resíduo os quais devem ter um destino certo.

As ferramentas devem estar organizadas de um modo que qualquer pessoa possa achar mesmo não sabendo as normas de organização de empresa, uma padronização deve ser seguida.

2. Qualidade Na Montagem de Painéis Elétricos

2.1 Conceitos de Energia Elétrica e Painéis Elétricos

A energia elétrica depois de gerada passa por vários processos até chegar as concessionarias de distribuição que por sua vez a distribuía para a população.

O primeiro processo pode-se dizer que é a própria geração de energia, que inclui estudar os locais mais apropriados, transmitir aos centros de carga, distribuir as regiões frequências, tensões e formas de onda conforme necessária a aplicação. O segundo é proteger a própria energia. Controlar as tensões e correntes que passam através de nossas tomadas. Além de vários outros processos de transporte, transformação, e distribuições.

Todos os citados contam com vários dispositivos elétricos e eletrônicos para funcionarem, entre eles os conjuntos de manobras/ controles/ montagens/ comando/ manobra/quadro de distribuição, o conjunto aplicado depende da função do painel, isso basicamente constitui um painel elétrico. Priorizando-se, sempre, a segurança das instalações, dos equipamentos e, principalmente, do ser humano.

2.2 Processos de Montagem de Painéis Elétricos

Como exemplo para demonstrar o passo a passo da montagem de um painel tomaremos como base um quadro de distribuição residencial.

– Utilizando o projeto, encontrar o local onde o quadro de distribuição será instalado.

 – Parafusar o painel no suporte da parede, obedecendo à altura pré-estabelecida no projeto, quando recomendado chumbar o quadro.

– Distribuir terminais com os cabos que iram alimentar as cargas, chuveiros, lâmpadas e tomadas e depois equipamentos de alta potencia. Com isso já se pode fazer a ligação dos circuitos com o quadro de distribuição.

– Fixar os disjuntores

– Usar o fio de alimentação para conectar os disjuntores

– Finalizar o circuito de fase, terra e neutro no disjuntor diferencial (Disjuntor de Segurança).

conexão os fios neutros e terras aos devidos lugares, além dos fios de alimentação aos disjuntores que irão proteger os circuitos.

– Encaixar a tampa do quadro de distribuição.

2.3 Programa 5S

O 5S é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão, é conhecida por esse nome, pois é constituída por 5 técnicas iniciadas pela letra “S” sendo elas:

- Seiri - organização, utilização, liberação da área; 
-
Seiton - ordem, arrumação; 

Seiso - limpeza; 
-
Seiketsu - padronização, asseio, saúde; 
-
Shitsuke - disciplina, autodisciplina.

2.4 Implantando Programa 5S na Montagem de Painéis Elétricos.

        Ainda utilizando o exemplo de montagem de um quadro de distribuição residencial vamos implantar as técnicas 5S.

        - Seiri: Um dos princípios dessa técnica e de selecionar as ferramentas que seram utilizadas nessa atividade como: Alicate universal, alicate de corte frontal, chave de fenda, chave Philips, cinta de nylon para abraçadeira, estilete, fita isolante, disjuntores. Eliminar ferramentas em excesso, que estejam se funcionalidade ou estragadas que não haja concerto, alem de eliminar projetos sem utilidade ou ultrapassados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com