TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario ppcp

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  5.063 Visualizações

Página 1 de 8

1. Qual é a integração entre o sistema PPCP e os objetivos estratégicos de manufatura?

O PPCP é responsável pela integração de vários setores da corporação: manufatura, qualidade, engenharia, etc. É baseado nas informações levantadas pelo PPCP que são tomadas decisões importante na estratégia da empresa, entre elas: em quais linhas e produtos investir, de quais ítens declinar, onde alocar maior carga de mão de obra, quais ítens manter mais ou menos estoque, entre outras.

2. O que é uma ordem de produção?

Ordem de produção é um documento físico ou digital, onde normalmente informa o ítem e a quantidade que devem ser produzidos. Em muitos casos também constam o sequenciamento das etapas de produção e a listagem de componentes utilizadas na fabricação do mesmo.

A ordem de produção também é utilizada para sequenciar a produção conforme as prioridades de entrega ou otimização de recursos produtivos determinados pelo PPCP.

3. O que é suppy chain ( Cadeia de suprimentos) e como este influencia no ambiente de trabalho?

A cadeia de suprimentos é a integração entre a empresa com todos os seus fornecedores, clientes e parceiros logísticos. Essa integração têm como objetivos a formação de parcerias de forma a garantir maior ganho de todos os lados, ou seja, juntos cliente e fornecedor formam parcerias de forma a otimizar seus processos produtivos e logísticos. A cadeia de suprimentos é capaz de identificar dados como lotes mínimos viáveis, frequência de entregas, estoques ideais, entre outras.

Essa relação influencia diretamente o ambiente de trabalho, pois é baseado nos acordos citados acima que é possível evitar stress no processo produtivo causados por falta de peças, excesso de estoque, alteração de demandas, entre outros.

4. Quais são os fatores que determinam as decisões no PPCP?

A demanda é um dos principais fatores que determinam as decisões no PPCP, além da capacidade produtiva instalada e a alocação da mão de obra.

É baseado nessas três informações que são tomadas todas decisões: onde alocar mão de obra, onde não alocar, onde investir para aumentar a produção, quais linhas devem ser desativadas, em quais produtos ainda é necessário trabalhar em propaganda ou promoções, etc.

5. Quais são as áreas de decisão da manufatura? O que cada uma delas abrange?

As principais áreas de decisão da manufatura são: capacidade, instalações, tecnologia, força de trabalho, gestão da qualidade.

Cada uma delas abrange os seguintes aspectos:

Capacidade: quantidade, tempo e tipo de produto.

Instalações: tamanho, localização e especialização.

Tecnologia: equipamentos, automatização, interligações

Força de trabalho: nível de habilidade, políticas de remuneração, etc.

Gestão da qualidade: prevenção de defeitos, monitoramento, intervenção.

6. Quais são as decisões a serem tomadas pelo sistema de PPCP?

As decisões a serem tomadas pelo sistema de PPCP são relacionadas ao planejamento de curto e médio prazo, otimizando os recursos produtivos e priorizando o atendimento aos volumes de produção demonstrados nas previsões de demanda.

7. Quais são as quatro perguntas a que todo sistema de PPCP deve responder?

O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Quando produzir?

8. Apresente exemplos de manufaturas que utilizam a programação de processos. Job-shop, projetos e linha de montagem.

Processos: indústria química, refinarias.

Job-shop: oficinas, assistências técnicas.

Projetos: construção de navios, linhas de montagem, edifícios.

Linha de montagem: montadoras de veículos, eletrodomésticos, móveis.

9. Quais são as abordagens do PPCP?

As abordagens do PPCP são voltadas para o planejamento de materiais e de capacidade: MRP, MRPII, JIT, OPT.

10. O que significam os tempos P e D e de que maneira se encontram relacionados com os ambientes de manufatura.

Tempo P é o tempo desde a obtenção do material até a entrega dos produtos / serviços aos clientes, ou seja, o tempo total de produção/entrega do produto ou serviço. Tempo D é o tempo que o cliente está disposto a esperar.

Os tempos P e D auxiliam na seleção do ambiente de manufatura, da seguinte maneira:

P/D >>1= ambiente MTS

P/D>1=ambiente MTS e/ou ATO

P/D 1= ambiente MTO ou ETO

P/D 1= ambiente MTO ou ETO

11. Como deve ser desenvolvida a programação da produção em função do ambiente de manufatura de cada produto?

. MTS: fabricação para estoque (make stock);

Este é o tipo de processo em que o programador tem mais liberdade para planejar a produção conforme achar mais cômodo. De forma a absorver as variações de demanda é possível:

- optar por manter estoque de materiais acabados e também manter a produção em um ritmo estável, de forma a absorver as variações de demanda. Desta forma, a produção é estável, pois as oscilações de demanda são absorvidas pelo estoque.

- planejar um nível de estoque médio com base nas informações da demanda. Porém a produção oscila em blocos para acompanhar a demanda, ou seja, durante um período de tempo que a demanda é maior, se produz mais itens. Desta forma, não se faz necessária a formação de estoques tão grandes, como no primeiro caso.

- formação mínima de estoque, assim, a produção segue exatamente a demanda solicitada pelo cliente. Desta forma, é necessário estar preparado para as oscilações de pedidos. É necessário lembrar que, dependendo do processo em tempos de altas demandas, será necessário gastar com horas-extras e terceirizações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com