TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Para Canteiro de Obras

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.430 Palavras (14 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 14

1) Defina planejamento de canteiro.

Pode ser identificado como planejamento de layout e a logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança, sistema de movimentação e armazenamento de materiais.

2) Quais são as etapas envolvidas no planejamento do layout?

Arranjo físico dos trabalhadores, materiais, equipamento, área de trabalho e estocagem.

3) Treinamento de mão de obra ou as análises de risco fazem parte do planejamento de canteiro?

Não.

4) Qual o objetivo de planejamento de canteiro?

Obter a melhor utilização do espaço físico disponível de forma a facilitar e possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficácia. Além disso, visa promover operações e seguras, manter alta a motivação dos empregados.

5) Como podemos aumentar a motivação dos empregados?

Promover a melhoria das condições ambientais de trabalho, de conforto, como de segurança de trabalho.

6) Quais são os objetivos secundários do planejamento de canteiro?

Minimizar as distâncias do transporte, minimizar tempos de movimentação de pessoas e materiais, minimizar manuseio de materiais e evitar obstruções ao movimento de materiais e equipamentos.

7) Quais são os tipos de canteiros?

Restritos, amplos e longos, estreitos.

8) Dê exemplos de canteiro restrito.

Fazer obra na faculdade numa sala e precisar usar outra sala que não em uso para guardar o material mais frequente nas áreas urbanas.

9) Dê exemplos de canteiro amplos e longos.

Obras com muito espaço livre como o Park Shopping, por exemplo, onde há muito espaço livre para movimentação de mateiriais, pessoas, criação de áreas de vivência, etc.

10) Dê exemplo de canteiro estreito.

Usar a sala da própria obra como canteiro, por exemplo.

11) Quais são as duas regras fundamentais que devem ser seguidas no planejamento do canteiro?

1º sempre atacar a fronteira + difícil.

2º criar espaços utilizáveis no nível do térreo tão cedo quanto possível

12) Quais são as 4 etapas para o planejamento de canteiros?

1ª: diagnóstico de canteiro de obras existentes.

2ª: padronização das instalações e dos procedimentos de planejamento.

3ª: planejamento do canteiro de obras propriamente dito.

4ª: manutenção da organização do canteiro, baseando-se na aplicação dos princípios 5s.

13) Como deve ser a baia de areia?

Deve ter fundo concretado e suportar, pelo menos, 1 semana de obra em estoque. Precisa de cobertura se ficar próxima a árvores, pois as folhas podem contaminar a areia.

14) Como deve ser a baia de brita?

As baias devem ter largura igual ou pouco maior que a largura da caçamba do caminhão que descarrega o material. Aproximadamente 3,00 x 3,00 x 0,80.

15) Como deve ser a baia de armazenamento de cimento?

A área necessária para estocagem deve ser estimada com base no orçamento e na programação da obra. Deve-se levar em consideração as dimensões do saco de cimento e altura máxima da pilha (10 sacos). No caso de armazenamento inferior a 15 dias, a NBR 12655 permite pilhas de até 15 sacos. Não pode entrar em contato direto com o chão.

16) Quais são os outros estoques existentes na obra?

Estoque de argamassa, bloco, armadura, telhas, tubos, gesso, caçamba ou baia de entulho, central de carpintaria, central de aço, etc.

17) Por que é importante elaborar um croquis de layout?

Para que possa evitar eventuais contratempos que impeçam o fluxo contínuo da obra, assim como seu andamento. Além disso, ajuda a não estourar o orçamento com perdas de materiais e produtividade.

18) Como devemos armazenar os tubos de PVC?

Na horizontal, num tipo de mão francesa fixada à parede.

19) Quais são as diretrizes que devem ser levadas em consideração na elaboração do canteiro?

20) Quais são as 5 práticas que ajudam a manter a qualidade no local de trabalho?

1ª: descarte; 2ª: organização; 3ª: limpeza; 4ª: asseio; 5ª: disciplina

21) Quais são as fases de uma obra?

Inicial, intermediária, final.

22) O que acontece na fase inicial?

Demolições, movimentos de terra, obras de contenção, obras de drenagem, fundações

23) O que acontece na fase intermediária?

Estrutura, vedação, cobertura, instalações, pavimentos

24) O que acontece na fase final?

Revestimentos, esquadrias, acabamentos

25) Segundo a NR 18, para garantir as adequadas condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil, um alojamento de canteiro de obra com 50m² deve ter área de ventilação, em m², de no mínimo...?

5m²

26) As empresas da indústria da construção ficam desobrigadas de constituir Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA nos canteiros de obra cuja construção não exceda a X dias, devendo ser constituída comissão provisória de prevenção de acidentes com eleição paritária de um membro efetivo e um suplente a cada grupo de Y trabalhadores. Quais são os valores de X e Y?

180 dias e 50 funcionários

27) Entende-se como instalação sanitária do canteiro de obras o local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiológicas de excreção. A instalação sanitária será constituída de lavatório, vaso sanitário, mictório e chuveiro. A respeito das instalações sanitárias do canteiro de obras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(F) O local destinado ao vaso sanitário (gabinete sanitário) necessita ter área mínima de 0,90m²
(F) Os mictórios precisam ficar à altura máxima de 60cm do piso.
(V) Para o chuveiro, a área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é de 0,80m², com altura de 2,10m do piso.
(F) Os lavatórios precisam ter revestimento interno de liso ou áspero, impermeável e lavável.

28) O canteiro de obra pode ser definido como uma área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Marque V ou F.

(V) Todo canteiro de obra deve possuir vestiário para troca de roupa dos trabalhadores que não residem no loca.
(F) Não há a necessidade de, em todo canteiro de obra, haver local exclusivo para o aquecimento de refeições, sendo obrigatória, porém, a existência de local adequado para refeições.
(V) É obrigatória a adoção de medidas que atendam, de forma eficaz, as necessidades de prevenção e combate a incêndio para os diversos setores, atividades, maquinas e equipamentos do canteiro de obras.
(V) Os canteiros de obra devem ter equipes de operários organizadas e especialmente treinadas no correto manejo do material disponível para o primeiro combate ao fogo.
(V) O canteiro de obra deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido, notadamente nas vias de circulação, passagens e escadarias.

29 -  Julgue as alternativas a seguir, relacionadas as áreas de vivencias nos canteiros de obras:

I – Os canteiros de obras devem dispor de ambulatórios quando se tratar de frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores.
II – O local destinado ao vaso sanitário (gabinete sanitário) deve ter área mínima de 0,80m²
III – Nas instalações sanitárias, a área mínima necessária para a utilização de cada chuveiro é de 0,50m², com altura de 1,80m do piso.

Com base nos itens descritos, é correto afirmar que:

a) Somente o item I está correto (RESPOSTA CERTA)
b) Somente o item II está correto
c) Somente os itens I e II estão corretos
d) Somente os itens II e III estão corretos

30 – Sobre as instalações da área de vivencia em um canteiro de obras, que incluem instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha, lavandeira, área de lazer e ambulatório, marque V e F para as afirmações a seguir e indique a sequência correta.

(F) As instalações sanitárias, entendidas como o local destinado ao asseio corporal e/ou atendimento das necessidades fisiológicas de excreção devem estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, sendo permitido um deslocamento superior a 250m do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios, lavatórios e ter pé-direito mínimo de 2,30m, independente do que determina o Código de Obras do Município da obra.
(F) A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório na proporção de 1 conjunto para um grupo de 10 trabalhadores ou fração, bem como de chuveiros na proporção de 1 para cada grupo de 20 trabalhadores ou fração.
(V) O alojamento deve ter área de ventilação de no mínimo 1/10 da área do piso, ter iluminação natural e/ou artificial, ter área mínima de 3m² por módulo ama/armário, incluindo a área de circulação
(V) Nos canteiros de obra é obrigatória a existência de local adequado para refeições, independentemente do número de trabalhadores e da existência ou não de cozinha, em todo canteiro de obras deve haver local exclusivo para o aquecimento de refeições, dotado de equipamento adequado e seguro para o aquecimento.
(F) A área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é de 1m², com altura de 1,90m do piso. Os pisos dos locais onde forem instalados os chuveiros devem ter caimento que asseguro o escoamento da água para a rede de esgoto, quando houver, e ser de material antiderrapante, não sendo permitido o uso de estrados de madeira.

31 – Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I – Após o terreno limpo e com movimento de terra executado, o canteiro é preparado de acordo com a necessidade de cada obra. Deve ficar em local que não atrapalhe a circulação de veículos e a locação da obra.
II – Um canteiro de obras deve ter no máximo um barracão de madeira, chapas compensadas ou conteiners metálicos.

a) Somente a afirmação I está correta (RESPOSTA CERTA)
b) Somente a afirmação II está correta
c) Nenhuma das afirmações está correta
d) Todas as afirmações estão corretas

32 – Em um canteiro de obras, a instalação sanitária deve ser constituída de chuveiro na proporção de 1 conjunto para cada grupo de:

a) 10 trabalhadores (RESPOSTA CERTA)
b) 20 trabalhadores
c) 15 trabalhadores
d) 5 trabalhadores
e) 25 trabalhadores

33 – Sobre canteiros de obra, assinale a opção correta:

a) Para construir um canteiro que atenda as exigências de áreas para estocagem de materiais, processamento e vivencia, deve-se analisar, além do espaço físico do terreno, o tipo de via, topografia, além de infraestrutura que influencia diretamente o acesso e a logística. (RESPOSTA CERTA)
b) Obras sem recuo exigem galeria de proteção das calçadas, mas sem tela envolvendo a fachada.
c) Quanto maior o empreendimento, menor a área demandada para os processos produtivos.
d) Se o prazo da obra for extenso, diminuindo os serviços simultâneos, haverá mais material estocado simultaneamente e um canteiro pequeno não atenderia o fluxo de serviços e materiais.
e) Para melhorar a  organização do processo de produção, é fundamental ter estoques intermediários.

34 – De acordo com a NR18, cite 3 instalações provisórias da área de vivencia de um canteiro de obras.

Alojamento, refeitório, vestiário.

35 – Sobre o que fala a NR18?

A NR 18 é uma das mais importantes normas regulamentadoras da construção civil. Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização com o intuito de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. A NR 18 visa garantir o bem estar e a segurança dos colaboradores dentro do canteiro de obra, visando a ergonomia, a saúde e a preservação da vida

36 – Quais são os principais objetivos na NR18?

Garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores; Definir atribuições e responsabilidades às pessoas que administram; Fazer previsão dos riscos que derivam do processo de execução de obras; Determinar medidas de proteção e prevenção que evitem ações e situações de risco; Aplicar técnicas de execução que reduzem o máximo os riscos de doenças e acidentes.

37 – Sobre o que fala a NR 24?

Fala sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

38 – Defina aparelho sanitário.

O equipamento ou as peças destinadas ao uso de água para fins higiênicos ou a receber águas servidas (banheira, mictório, bebedouro, lavatório, vaso sanitário e outros).

39 – Defina gabinete sanitário.

Também denominado de latrina, privada, WC, o local destinado a fins higiênicos e dejeções.

40 – Defina banheiro.

O conjunto de peças ou equipamentos que compõem determinada unidade e destinado ao asseio corporal.

41 – Qual a medida satisfatória para cada sanitário, por 20 operários em atividade?

1m²

42 – As instalações sanitárias devem ser separadas por sexo?

Sim, de acordo com a NR24.

43 – Quais são as características obrigatórias para os vasos sanitários de acordo com a NR24?

Os vasos sanitários deverão ser sifonados e possuir caixa de descarga automática externa de ferro fundidomaterial plástico ou fibrocimento.

44 – Quais são as características obrigatórias para os chuveiros de acordo com a NR24?

Os chuveiros poderão ser de metal ou de plástico e deverão ser comandados por registros de metal a meia altura da parede. Será exigido
1 chuveiro para cada 10 trabalhadores.

45 – Quais são as características obrigatórias para os mictórios de acordo com a NR24?

O mictório deverá ser de porcelana vitrificada ou de outro material equivalenteliso e impermeável, provido de aparelho de descarga provocada ou automática, de fácil escoamento e limpeza, podendo apresentar a conformação do tipo calha ou cuba. No mictório do tipo calha, de uso coletivo, cada segmento, no mínimo de 60 cm, corresponderá a um mictório do tipo cuba.

46 – Quais são as características obrigatórias para os lavatórios de acordo com a NR24?

Os lavatórios poderão ser formados por calhas revestidas com materiais impermeáveis e laváveis, possuindo torneiras de metal, tipo comum, espaçadas de 60 cm, devendo haver disposição de 1 torneira para cada grupo de 20 trabalhadores. O lavatório deverá ser provido de material para limpeza, enxugo ou secagem das mãos, proibindo-se o uso de toalhas coletivas.

47 – Quais são as exigências para banheiros dotados de chuveiros?

Ser mantidos em estado de conservação, asseio e higiene; ser instalados em local adequado; dispor de água quente, a critério da autoridade competente em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho; ter portas de acesso que impeçam o devassamento, ou ser construídos de modo a manter o resguardo conveniente; ter piso e paredes revestidos de material resistente, liso, impermeável e lavável.

48 – Como devem ser as paredes dos sanitários?

Deverão ser construídas em alvenaria de tijolo comum ou de concreto e revestidas com material impermeável e lavável.

49 – Como devem ser os pisos dos sanitários?

Deverão ser impermeáveis, laváveis, de acabamento liso, inclinado para os ralos de escoamento providos de sifões hidráulicos.

50 – Como deve ser a cobertura dos sanitários?

A cobertura das instalações sanitárias deverá ter estrutura de madeira ou metálica e as telhas poderão ser de barro ou de fibrocimento. Deverão ser colocadas telhas translúcidas para melhorar a iluminação natural e telhas de ventilação de 4 em 4 metros.

51 – Como deverá ser a rede de iluminação dos sanitários de acordo com a NR24?

A fiação deverá ser protegida por eletrodutos, tendo iluminamento mínimo de 100 lux. Deverão ser instaladas lâmpadas incandescentes de 1002/8,00m² de área com pé-direito de 3 metros, no máximo, ou outro tipo de luminária que produza o mesmo efeito.

52 – Quantos litros de água/por trabalhador são previstos por dia para o consumo nas instalações sanitárias?

60L/dia

53 – Como deve ser o esgoto das instalações sanitárias?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com