TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Higiene Industrial

Por:   •  27/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

NELSI ROSANE GROSS

QUESTÃO 1

Fator determinante para o bom funcionamento de uma indústria, apresentar-se dentro das especificações, assegurar as facilidades de abastecimento, é vital na geração de vapor, Limpeza de pisos e equipamentos, transporte e classificação de diversos produtos, branqueamento, preparo de xaropes e salmouras, tratamento de resíduos. Evita possíveis riscos à saúde dos consumidores; reduz efeitos negativos que as características físicas, químicas e microbiológicas da água podem provocar na indústria; auxilia a fabricação de alimentos afim de atender aos critérios de qualidade exigidos aos produtos industrializados. Somente água potável, exceto: produção de vapor, no controle de incêndio e outras aplicações; etapas do processamento, e em áreas de manipulação de alimentos, desde que não represente perigo à segurança e adequação dos alimentos, água recirculada tratada e mantida em condições que seu uso não represente nenhum risco à segurança e adequação dos alimentos.

QUESTÃO 2

Uso de mananciais: Resolução nº. 357, CONAMA 2005

Padrões de potabilidade: Portaria nº. 518, MS 2004

QUESTÃO 3

Impurezas: características físicas, químicas e biológicas

Tratamento Qualidade: sólidos ionizáveis, gases, comp. org. dissolvidos, matéria em suspensão.

Qualidade: tipo de solo, condições climáticas, grau de poluição.

Características Sensoriais: cor, sabor e turbidez.

Risco Á Saúde Humana: metais pesados, pesticidas, solventes orgânicos, nitratos, nitritos e microrganismos patogênicos.

Indicadores De Depósitos, INCRUSTAÇÕES E CORROSÃO: cobre, zinco, ferro, cálcio, magnésio, cloretos, sulfatos, sílica, bicarbonatos/ácido carbônico e oxigênio.

Indicadores De Poluição: amônia, nitrito, nitrato e cloretos.

Análises Microbiológica: contagem total de mesófilos, coliformes totais e fecais, e. coli, protozoários e cianobactérias.

QUESTÃO 4

TURBIDEZ: Expressão da propriedade óptica que faz a luz ser dispersa ou absorvida. Causa: material de qualquer natureza em suspensão: (plânctons, bactérias, argila, areia e poluição de forma geral).

Parâmetro: Turbidez < 5 UT (Unidades de Turbidez), (Unidades Jackson) e (Unidade Nefelométricas de Turbidez).

COR: É produzida pela reflexão da luz em partículas minúsculas (colóides), finamente dispersas, de origem predominantemente orgânica e dimensão inferior a 1µm.

 Causa: decomposição de matéria orgânica e também pela presença de íons metálicos (Fe e Mn), plânctons e resíduos industriais.

Parâmetro: Valor máximo de 15uH (Unidade Hazen) (Unidades de Cor - uC)

SABOR/ODOR: Sabor envolve uma interação de gosto (salgado, doce, azedo e amargo) com o odor.

Causa: substâncias químicas ou gases dissolvidos - poluição industrial ou doméstica, matéria orgânica e atividade microbiológica de micro-organismos.

Parâmetro: Não deve apresentar sabor nem odor.

DUREZA: Indica a [ ] de cátions multivalentes em solução na água, principalmente Ca 2+ e Mg2+ em menor proporção Al3+, Fe2+, Mn2+ e Sr2+.

Origem: Rochas calcárias Efluentes industriais

Parâmetro: limite 500 mg.L-1 CaCO3.

ALCALINIDADE: Capacidade de neutralizar ácidos (íons H+) ou a capacidade de minimizar variações significativas de pH. Constituem-se de carbonatos (CO3-2), bicarbonatos (HCO3-), e hidróxidos (OH- ) (Ca, Mg, Na, Fe). pH 4,4 a 8,3: bicarbonatos. pH 8,3 a 9,4: carbonatos e bicarbonatos. pH > 9,4: hidróxidos e carbonatos.

Origem: Decomposição de matéria prima; Atividade respiratória de micro-organismos; Lançamento de efluentes industriais.

 ACIDEZ: Característica química de neutralizar bases e também evitar alterações bruscas de pH, devido principalmente a [ ] de CO2 nas águas. CO2 livre, ácidos minerais e orgânicos, sais de ácidos fortes. Corrosão em equipamentos e utensílios. pH < 4,5: ácidos fortes (despejos industriais) pH 4,5 a 8,2: CO2 pH > 8,2: CO2 livre ausente.

Origem: absorção atmosférica e decomposição matéria orgânica, lançamento de despejos industriais e lixiviação do solo de áreas de mineração.

FERRO: Forma insolúvel (Fe3+) e dissolvida (Fe2+) Origem: dissolução de compostos de rochas e solos Inconveniente: Coloração de produtos Parâmetro: 0,3mg.L-1 M

MANGANÊS: Forma insolúvel (Mn4+) e dissolvida (Mn2+)

Origem: dissolução de compostos de rochas e solos. Inconveniente: Coloração de produtos Parâmetro: 0,1 mg.L-1

NITROGÊNIO:  Estado de oxidação sob as formas: Nitrogênio orgânico dissolvido (compostos orgânicos nitrogenados) e particulada (biomassa dos organismos aquáticos) Nitrogênio molecular (N2): perdas na atmosfera Amônio (NH4+): forma reduzida presentes em condições anaeróbias Nitrito (NO2-): forma intermediária e instável da oxidação do amônio Nitrato (NO3- : forma oxidada presente em condições anaeróbias e indicador de poluição remota por esgotos domésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (225.6 Kb)   docx (235.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com