TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR CATU– BA

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LUCAS LIMA FERREIRA VEIGA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

CATU– BA

2018

LUCAS LIMA FERREIRA VEIGA

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

[pic 2]

         

                                               

   

CATU – BA

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                                                 04
  2. OBJETIVOS                                                                                                    05
  3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA                                                                  06
  4. OPERAÇÃO DE HIDROJATO                                                                        07
  5. O ESTÁGIO                                                                                                     08
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                            09
  7. REFERÊNCIAS                                                                                               11

1. INTRODUÇÃO

Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o Curso Técnico em Eletromecânica, sobre a Empresa de hidrojato – HIGH BLAST SERVIÇOS INDUSTRIAIS LTDA, sede situada na Rua José Mariane nº 319, bairro Boa Vista, Catu – BA, Prestadora de serviços a Usinas de açucar – em vários estados produtores de bicombustível.  

A High Blast foi fundada em 2015. É uma empresa que busca seu espaço no cenário nacional, na área de limpeza técnica utilizando tecnologias de alta pressão em equipamentos industriais. Os serviços consistem em limpezas em equipamentos industriais, como: Trocadores de calos, vasos de pressão, tanques, caldeiras, fornos, entre outros. Utilizando procedimentos bem elaborados visando sempre, a segurança e a qualidade do serviço.

A apresentação deste relatório é uma forma positiva do andamento das atividades desenvolvidas na Empresa. O estágio permitiu a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o desenvolvimento e aprimoramento de atividades relacionadas à área de eletromecânica, industrial e elétrica, bem como a complementação da grade curricular do curso.

2. OBJETIVOS

2.1.Objetivo Geral

Fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso Técnico em Eletromecânica da Escola Técnica de Alagoinhas, estabelecendo laços entre a prática e a teoria.

2.2.Objetivos específicos

Conhecer como se dá a atuação do Técnico em Eletromecânica na área industrial;

Propor sugestões para melhorar o desenvolvimento das práticas com base na área de Eletromecânica;

Desenvolver práticas relacionadas ao curso Técnico em Eletromecânica.

3. A EMPRESA

 A HIGH BLAST SERVIÇOS INDUSTRIAIS concedeu-me a oportunidade na forma de Estagiário no Setor de Operações a possibilidade de aplicar e somar os conhecimentos técnicos em uma variedade de serviços de produção  numa grande variedade de equipamentos com os conteúdos, conceitos e procedimentos revisados durante o curso, permitindo orientar e acompanhar todo o processo de desmontagem, avaliação, montagens e operações de equipamentos mecânicos e elétricos, analisando diagramas de fluxo bem como a programação da atividade de operação, elaboração de diagramas técnicos de serviços específicos, sobretudo quando se refere a equipamentos específicos para serviços de limpeza industrial que basicamente definem a atividade fim da empresa contratante e melhor exprimem o funcionamento e a grandeza inerente à atividade industrial.

Faz necessário levar em consideração os padrões de montagem e desmontagem de equipamentos inerentes às atividades desenvolvidas nas áreas da HIGH BLAST SERVIÇOS INDUSTRIAIS e outros padrões específicos aplicados a equipamentos de alta pressão, aplicando o fundamento do respeito e atenção aos procedimentos de segurança. Houve também uma participação fundamental, inerente à função de estagiário, que foi a identificação técnica de sobressalentes necessários, sugestão de modificações e melhorias para o reparo e funcionamento dos equipamentos e orientação conjunta a equipe de Manutenção na elaboração de relatórios de manutenção bem como a correção dos mesmos para ser então lançado no sistema SAP - Sistema de controle de manutenção utilizado pela organização. Foi desenvolvido também um valoroso trabalho voltado para a análise de falhas de equipamentos, este que é um parâmetro relativamente novo no mercado de manutenção e que vem se desenvolvendo sendo cada vez mais sendo utilizado pelas grandes empresas nos mais diversos segmentos de produção visando melhorias nos processos de manutenção e obtenção de maior confiabilidade dos equipamentos.

É importante ressaltar que todas as atividades foram desenvolvidas como parte do cotidiano das atribuições diárias durante o período de estágio. Desta forma, apesar da relativa experiência adquirida ao longo de cerca de 4 meses de experiência e atuação na área industrial, compartilhei e, sobretudo adquiri novos conhecimentos acerca de todos os procedimentos e atividades desenvolvidas na área, como também vislumbrei em diversas ocasiões a possibilidade de conhecer e estabelecer correlações entre os ensinamentos teóricos e os práticos.    

4. OPERAÇÃO DE HIDROJATO

Estas práticas recomendadas cobrem os requisitos de pessoal, treinamento de operadores, procedimentos de operação e equipamentos recomendados para todos os tipos de hidrojateamento a alta pressão, normalmente utilizados nos trabalhos de construção, manutenção, reparo, limpeza e demolição. É dada atenção às normas relevantes ou propostas por OSHA, ASTM e ANSI. Considera-se que extensões desta codificação serão reproduzidas para cobrir aplicações especiais, isto é, operações com várias Pistolas, jatos pulsantes, cortes com abrasivos e intensificadores de pressão, mas entende-se que estas práticas devem ser utilizadas sempre que possível. O uso de hidrojateamento a alta pressão para corte e limpeza é uma tecnologia de evolução rápida, com inovações ocorrendo continuamente, razão pela qual estas PR’s devem ser datadas e a associação deve, a cada biênio, revisá-las em função de quaisquer mudanças requeridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com