TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EMPRESA FCA – FERROVIA CENTRO ATLANTICA S/A

Por:   •  8/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.024 Palavras (13 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EMPRESA FCA – FERROVIA CENTRO ATLANTICA S/A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO: ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA

Curso:  Engenharia Mecânica

Matricula: 497943

 

Uberlândia

 2016

Itamar Pereira de Oliveira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EMPRESA FCA – FERROVIA CENTRO ATLANTICA S/A

 

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Pitágoras como requisito parcial do curso de Engenharia Mecânica.

Coordenador de Curso: Mauro Paipa

UBERLÂNDIA

2016

[pic 2]

FACULDADE PITÁGORAS

Relatório de Estágio Curricular em Manutenção

Dados do Estagiário

Nome: Itamar Pereira de Oliveira

Registro Acadêmico: 497943

Curso e Período: Engenharia Mecânica 8º Período

Dados do Local de Estágio

Empresa: FCA - Ferrovia Centro Atlântica

Supervisor: Rony Silas Meneses

N° de registro: MG0000169906D

Período de Estágio

Início: 01/03/2016                                         Término:08/04/2016      Jornadas de trabalho: 30 horas semanais.

Total de horas: 30 horas em Manutenção Mecânica.

Uberlândia

2016

RESUMO

Os trabalhos realizados no setor de Manutenção da Ferrovia Centro Atlântica S/A em Araguari-MG, PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) abrangem as mais diversas áreas de conhecimento que foram ministradas no decorrer do curso de engenharia mecânica fazendo com que cada projeto antes da instalação ou manutenção fossem planejados e programados além de garantir a segurança dos usuários evitando que estas máquinas e/ou equipamentos falhassem prematuramente. Este setor e responsável por realizar diversos trabalhos na manutenção da fábrica como controle de manutenção preventiva, preditiva e controle do custo com manutenção.

Além dos conhecimentos de engenharia propriamente ditos são imprescindíveis os conhecimentos que relacionam as questões que tangem o gerenciamento de pessoas a fim de garantir um bom relacionamento entre as áreas clientes.

Palavras chave: Planejamento, Controle, Manutenção.

SUMÁRIO

SUMÁRIO        6

1        INTRODUÇÃO        

2        AMBIENTE DE ESTÁGIO        

2.1        A Empresa        8

2.1.1         Supervisor de manutenção ...................................................................................................9

2.1.2        Engenheiro de Planejamento................................................................................................9

2.1.3        Planejador.............................................................................................................................9

2.1.4        Programador        9

2.1.5        Analista de Planejamento        9

2.1.6        Aprovisionador        9

2.1.7          Inspetor..................................................................................................................................9

2.1.8        Executante        9

3        Atividades Desenvolvidas        11

3.1        Discussões.        ..11

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

rEFERENCIA _        13


  1. INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo a manutenção era considerada como um gasto necessário para o funcionamento das empresas, porém ao longo do tempo esta visão tem-se alterado acompanhada da evolução tecnológica, gerando inúmeros seguimentos que gerencia e organiza suas informações.

Atualmente é de bom costume que toda ação seja embasada por dados técnicos e históricos, que garantirão a sustentabilidade dos seus resultados. Podemos considerar assim, que uma manutenção bem estruturada garante a integridade dos ativos de uma empresa, com gastos bem direcionados e por que não dizer com economia de recursos.

Este trabalho ira abordar diversas atividades no estágio realizado na função de técnico de planejamento de manutenção, dentre as várias funções que são atribuídas ao cargo na empresa FCA em Araguari, dentre essas atribuições estão planejador, onde tenho a responsabilidade de planejar minunciosamente cada atividade, essas atividades são documentadas através de uma OS (Ordem de Serviço) e com isso, é feito cada passo para realização da tarefa, programador, onde tenho a responsabilidade programar a atividade que foi planejada, ou seja, faço a programação semanal de manutenção de cada mecânico e eletricista dos terminais de grãos e fertilizantes de Araguari, coordenação de serviços, onde faço a verificação de que o serviço está sendo realizado conforme foi planejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (291 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com