TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: Educação básica - Ensino Médio

Por:   •  8/2/2017  •  Monografia  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

PROFESSORA: GEÓRJIA DIAS

ÉDER JÉFERSON SOUZA CARDOSO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:

Educação básica - Ensino Médio

Piripiri (PI)

2016

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:

Educação básica – Ensino Médio

Relatório do Estágio Supervisionado II, apresentado ao curso de Física, da Universidade Estadual do Piauí, como requisito para obtenção de nota avaliativa, sob a orientação da Professora Geórjia Dias.

Piripiri (PI)

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III..............06

2.1 Observação.........................................................................................................06

2.2 Regência..............................................................................................................07

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................12

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório visa mostrar o trabalho realizado acerca do Estágio Supervisionado III com o intuito de cumprir as exigências pautadas pela disciplina existente na grade curricular do curso de Licenciatura Plena Física da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus Profº. Antônio Giovanne de Sousa, do município de Piripiri – PI. O relatório foi desenvolvido diante das ações realizadas na Unidade Escolar Baurélio Mangabeira localizada na Avenida Aderson Alves Ferreira, Centro, nº 975. O estágio supervisionado foi realizado no 1º semestre nos meses Março, Abril e Maio no ano de 2016.

Quanto à estrutura física e mobiliária da instituição, verificou-se a qualidade não é a das melhores, mas constitui-se de ferramentas essenciais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A escola dispõe de um ambiente físico e um espaço educativo organizado, limpo, arejado, com jardim, móveis, equipamentos e materiais didáticos adequados à realidade e a necessidade de seus usuários.

Em se tratando do espaço escolar, percebeu-se que há os seguintes recursos para melhor atender a comunidade escolar:

  • Equipamento esportivo: bolas para a maioria das modalidades de esporte redes para quadras, campos de voleibol, equipes esportivas;
  • Equipamentos para reprodução de atividades, trabalhos e provas:  mimeógrafo, impressoras multifuncionais a laser;
  • Ferramentas de apoio pedagógico: computadores para auxiliar a administração, laboratório de informática, biblioteca com livros didáticos e pedagógicos para leitura e pesquisa;
  • Equipamentos eletrônicos para o uso dos professores: aparelhos de som e DVDs, Data show, tela de projeção.

Mesmo comportando todo este material, a escola é muitas vezes, acometida pela falta de credibilidade no ensino, isto causa o afastamento das famílias acabando por comprometer a participação da comunidade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mas existem ainda aqueles que acreditam e dizem que a escola é o local onde os alunos aprendem coisas essenciais para suas vidas, como “ler e escrever, resolver problemas matemáticos, conviver  com os colegas, respeitar regras e trabalhar em grupo”.

A Unidade Escolar Baurélio Mangabeira tem como diretores o Sr. José Miranda Vieira Júnior e Lúcia Magalhães e Marcos e Adelaide estão como os dois coordenadores atuais, os quais deram total apoio na execução das atividades desenvolvidas no estágio, assim, como todos que fazem parte do quadro administrativo.

O desenvolvimento das práticas do estágio de Física aconteceu no turno noturno nas turmas do Ensino Médio do 2º ano “G”, 3º ano E e 3º ano F. A regência teve início no dia 23 de março de 2016 e término em 15 de maio do mesmo ano. Portanto, objetiva-se apresentar informações e experiências que foram adquiridas com as práticas de observação, planejamento participativo, regência e intervenção. Durante o desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado III, no período de 18 de março a 19 de Agosto de 2016, cumprindo uma carga horária de duzentas horas, sendo -- horas utilizadas na fundamentação teórica da disciplina, 20 horas de observação em sala de aula, -- horas de planejamento participativo de ensino, 45 horas de regência  e -- horas de produção do relatório final, este voltado único e exclusivamente para o ensino de Física nas turmas 2º e 3º  anos do Ensino Médio na Unidade Escolar Baurélio Mangabeira.

As atividades de estágio desenvolvidas pelos acadêmicos de Licenciatura tem forte relevância, logo que a experiência dentro da sala de aula é alcançada através da prática docente. Diante disso, o estágio além de ser um complemento para a conscientização do graduando, pode ser também um processo de ensino voltado para as ações que deverão ser exercidas pelo docente nas mais variadas situações através da sua própria reflexão, a qual seria impossível acontecer sem a relação entre teoria e prática.

Sabendo que o estágio obrigatório é uma forma de contribuir com a sociedade, buscaram-se ao máximo as ferramentas necessárias para a realização desta prática docente, tendo em vista a coleta de dados positivos e negativos selecionando e testando o que mais poderia servir para cada assunto. A postura de professor reflexivo é fundamental para efetivação e em especial, deve-se refletir sobre a prática junto aos alunos procurando formas interessantes para os mesmos.

Tomando como base o que afirma Pimenta (2012), o estágio “deixa de ser considerado apenas um dos componentes e mesmo um apêndice do currículo e passa a integrar o corpo de conhecimentos do curso de formação de professores”(p. 55). As experiências obtidas no estágio se confirmaram no que diz respeito sua importância, daí sua obrigatoriedade para podermos nos orientar diante das dificuldades propondo melhorias para os acertos.

Levando em consideração a citação acima, este trabalho baseia-se nas ações realizadas no estágio supervisionado, desde as observações até a regência, pela qual foi alcançada experiência docente voltada para a disciplina de Física no Ensino Médio, com o intuito de trabalhar os assuntos referentes à grade do currículo escolar. Desse modo, tal experiência ajuda o(a) estagiário(a) a envolver-se na prática de ensino adquirindo uma maneira própria de unir o discente à educação sem perder o foco principal que é o papel de formar cidadãos. No decorrer dessa tarefa, algumas vezes surgem desafios que o professor deverá aprender a utilizá-los como forma de aprendizado para práticas futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com