TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  29/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  6.118 Palavras (25 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 25

                                                                                                                                                                                                                                 

[pic 1]

Nome: Bárbara Priscilla de Miranda

Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade EJA

                                      Prof.ª Cristiana Amorim de Souza

Relatório de Estágio Supervisionado II-Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Icesp – Unidade Guará, realizado na Instituição Campo do estágio: Cef 404 Samambaia Norte no Distrito Federal.

BRASÍLIA

2023

Sumário

1 – INTRODUÇÃO

2 – A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

3 – DESCRIÇÃO DA ESCOLA

3.1 Histórico

3.2 Caracterização Física

3.3 Recursos: Matérias Didático-Pedagógicos, Humanos e Espaços Pedagógicos

3.4 Características Sociais, Econômicas e Culturais da Comunidade Escolar

3.5 Recursos Humanos

3.6 Princípios

3.7 Missão E Objetivos Da Educação, Do Ensino E Das Aprendizagens

 

4 – A PRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

4.1 Fase De Observação

4.2 Fase De Participação

4.3 Fase De Regência

5 - AVALIAÇÃO DA PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - APRENDIZADOS FUTUROS

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7 – ANEXOS

 

1 – INTRODUÇÃO

 

Este documento tem como objetivo relatar o período de experiência de estágio supervisionado realizado na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) na escola CEF 404, localizada na Região Administrativa de Samambaia Norte, em Brasília-DF. O estágio foi realizado no ensino fundamental e teve como objetivo proporcionar aprendizado e auxílio aos alunos que, por motivos pessoais, tiveram que abandonar a escola e agora estão retomando a vida acadêmica por meio do EJA.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), mais especificamente no artigo 37 da nº 9.394/96, a educação de jovens e adultos é destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio.

O período de experiência em sala de aula foi fundamental para a observação da metodologia aplicada pelo professor, bem como para a identificação do perfil dos alunos, da estrutura da escola e do corpo docente. A partir dessas observações, foi possível compreender melhor as necessidades e dificuldades dos alunos e colaborar na criação de estratégias pedagógicas para atender às demandas específicas da modalidade EJA.

Além disso, o estágio permitiu uma aproximação com a realidade educacional, fornecendo um panorama geral da rotina escolar e das questões que permeiam o ensino fundamental na modalidade EJA. Dessa forma, foi possível compreender a importância do papel do professor e do ambiente escolar na promoção do aprendizado e no desenvolvimento dos alunos.

O período de experiência em sala também proporcionou uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica, desenvolvendo habilidades necessárias para o exercício da profissão. O estágio supervisionado é uma etapa importante na formação de professores, pois permite a vivência prática da teoria, além de contribuir para a formação de profissionais mais preparados e capacitados.

A divisão em fases de observação, participação e regência é uma estrutura comum em relatórios de estágio supervisionado, pois permite a organização e descrição das atividades desenvolvidas em cada etapa. A orientação da orientadora de estágio é fundamental para o sucesso do relatório, pois fornece informações relevantes sobre a estrutura e conteúdo que deve ser abordado no documento, além de auxiliar na elaboração de um trabalho coerente e bem fundamentado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

 

O relatório que apresento é o relatório final das atividades realizadas durante a aprendizagem do Estágio Supervisionado II na modalidade EJA, que ambiciona traz algo novo para a sala de aula, de forma metódica, trabalhar de forma mais lúdicas determinados conteúdos, contribuindo sempre para a aprendizagem dos alunos, mesmo sendo observado, deve estar atento e pronto para todas as perguntas.

O conhecimento é adquirido através da interação social. Constitui-se da relação do individuo com o meio social, levando em consideração as experiências de vida, calores, crenças, ou seja, cultura do letrado. O aspecto social da aprendizagem diz respeito aos valores e aspirações coletivas, assim como o aspecto político da educação.

As intervenções pedagógicas podem ser abrangentes, exigido responsabilidade e comprometimento por parte dos professores, utilizando o diálogo com base para o desenvolvimento do tema, como base para o desenvolvimento do tema, como mecanismo de compreensão da estrutura social, percepção e transformação. O objetivo deste estágio é contribuir para uma revisão do currículo aplicado às classes de educação de jovens e adultos (EJA), para servir de subsidio para o redesenho desta opção, para colocá-la em relação aos objetivos educacionais planejados.

O novo modo deve permitir que as pessoas descubram, revivam e fortaleçam seu potencial criativo, indo além da visão puramente instrumental da educação, que é vista como um meio obrigatório para alcançar certos resultados (saber fazer, adquirir diferentes habilidades, fins  econômicos)  e começar a considerá-la em sua totalidade: como a realização da pessoa que, em sua totalidade, aprende a ser.

“Hoje, mais que nunca, a educação e a aprendizagem dos adultos constituem a chave indispensável para liberar as forças criativas das pessoas, dos movimentos sociais e das nações. A paz, a justiça, a autoconfiança, o desenvolvimento econômico, a coesão social e a solidariedade continuam a ser metas e obrigações indispensáveis que terão de ser perseguidas, reforçadas por meio da educação e da aprendizagem dos adultos.” (VI CONFINTEA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com