TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  9/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADOR

TÍTULO DO TRABALHO:

CURSO: Engenharia Civil

ORIENTADOR(A): Prof. Jobson Júnior

ACADÊMICOS: Fernanda Vieira, Emanuela .. , Joelia ..., Samay Curaçá, Thiago ...

TURMA: 1

SEMESTRE: 2°

Senhor do Bonfim/BA

___/___/_____

RESUMO

O resumo (até 150 palavras, deverá conter informações sobre o objetivo da pesquisa, os materiais experimentais, os métodos empregados, resultados e conclusões).

PALAVRAS CHAVES: ONDAS, VIDROS, RESSONANCIA.


  1. INTRODUÇÃO

Muitos são os desafios para a construção de grandes edificações, a principal delas é a de construir estruturas capazes de suportar vibrações que podem ser causadas por terremotos ou ventos.

O objetivo desse trabalho é conhecer os tipos de onda, as características, o que é interferência de onda, e a relação com ressonância, e de que forma pode afetar em uma edificação.

As estruturas possuem uma frequência natural de vibração, se a vibração do terreno (ou provocada por ventos) for igual a essa frequência a construção começa a vibrar intensamente, fenômeno conhecido como ressonância, é o que acontece com os vidros de grandes fachadas em torres de apartamentos, nos parapeitos e nos janelões.

  1. Metodologia  

Visita a um escritório de Arquitetura localizado em Campo Formoso- BA, denominado Escritório de ideias em Arquitetura e Urbanismo. E foram realizadas perguntas ao Arquiteto e Urbanista Antônio Gabriel Rodrigues da Costa e Souza.

Perguntas realizadas:

• Quais as características de uma onda?

R: Amplitude, velocidade, comprimento de onda, período e frequência.

• Qual a interferência das ondas mecânicas nas fachadas de vidro?

R: Vibração dos vidros.

• Existem cuidados que devemos tomar para evitar danos causados pelas ondas?

R: Observar o coeficiente de dilatação, barreiras mecânicas, e elementos com plasticidade reduz oscilação e vibrações.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Conceitua-se onda como um movimento causado por uma perturbação, e está se propaga através de um meio. Se classificam como mecânicas e eletromagnéticas.

As ondas mecânicas são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. 

As ondas eletromagnéticas são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais.

Podem também se classificar quanto a vibração, como transversais e longitudinais.

As transversais são as que são causadas por vibrações perpendiculares à propagação da onda, e as longitudinais são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação.

As características de uma onda são a Amplitude, velocidade, comprimento de onda, período e frequência.

A amplitude de oscilação de uma onda é a distância máxima entre o ponto de vibração da onda e o seu eixo de equilíbrio.

A velocidade pode ser determinada se soubermos o comprimento da onda e o seu período ou frequência de oscilação.

O comprimento de onda, mede a distância entre duas cristas consecutivas da mesma onda, ou então a distância entre dois vales consecutivos da mesma onda.  

O período de uma onda é o tempo que se demora para que uma onda seja criada, ou seja, para que um comprimento de onda. A frequência representa quantas oscilações completas uma onda dá a cada segundo.  Uma oscilação completa representa a passagem de um comprimento de onda.

As ondas possuem um fenômeno chamado de interferência, que é quando duas ou mais ondas chegam ao mesmo tempo a um ponto em comum de um meio. Que podem ser interferência construtiva ou desconstrutiva.

Na interferência construtiva ocorre um reforço da onda, e a amplitude da onda resultante é maior do que a amplitude de cada uma das ondas que se superpõem.

No caso da interferência destrutiva ocorre um cancelamento da onda, sendo esse cancelamento total ou parcial, e a amplitude da onda resultante é menor do que pelo menos uma das amplitudes das ondas que se superpõem. Quando ocorre a interferência totalmente destrutiva, o meio não apresenta efeito das perturbações, permanecendo o ponto em equilíbrio, enquanto perdurar a superposição.

A escolha da utilização de vidro nas fachadas das edificações tem sido muito frequente por engenheiros e arquitetos, por terem uma estética diferente, utilização da luz natural, controle térmico e acústico e pela baixa manutenção.

Porém a interferência de ondas nos vidros das edificações, tem como consequência um fenômeno chamado ressonância, que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.

Para maior esclarecimento, quando uma onda de choque se propaga mais rápido que a velocidade do som e excita estruturas como vidro, a onda sonora pode sofrer ressonância e ele se quebra. Pois o vidro é um material que apresenta sensibilidade a uma determinada frequência de ruído.  

O vidro pode ser usado por sua força mecânica nas mais diversas de situações. Na arquitetura e engenharia pode ser projetado suportar as diversas cargas que as variações do tempo podem exigir dele.

Não se pode dizer que o vidro nunca quebrará, mas a probabilidade de quebra pode ser minimizada.

O vidro pode também ser projetado de modo que, ao se quebrar, os resultados não sejam necessariamente catastróficos.

Além de resistir às cargas do vento, o vidro pode ser usado como piso, telhado ou uma barreira proteger pessoas ou objetos.  Pode ser projetado para aumentar a proteção dos usuários de um edifício, para garantir a segurança ou agir como estrutura.

Contudo para evitar as vibrações, alguns países que sofrem terremotos com uma certa frequência, como o Japão, se especializaram em construções com “amortecedores”, que conseguem absorver essa trepidação do terreno e transferir o mínimo possível de energia para a construção sobre ele. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (535 Kb)   docx (554.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com