TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE O USO DE MICRÔMETROS E PAQUÍMETROS

Por:   •  22/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CAMPUS SÃO MATEUS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

THALES ROCHA SOUSA

RELATÓRIO SOBRE O USO DE MICRÔMETROS E PAQUÍMETROS

SÃO MATEUS – ES

2021

THALES ROCHA SOUSA

RELATÓRIO SOBRE O USO DE MICRÔMETROS E PAQUÍMETROS

Relatório, apresentado ao curso de Engenharia Mecânica, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES - Campus São Mateus, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Controle dimensional.

Profª. Renata Trevelin da Silva Stange.

SÃO MATEUS – ES

2021

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Objetivos        6

3.        Materiais e métodos        6

3.1        Materiais        6

3.2        Métodos        8

4.        Resultados e discussões        10

5.  Conclusão        12

6.  Referências        14

  1. Introdução

        No que tange em relação a estatística, pode-se dizer que surgiu através da necessidade de obter um maior detalhamento de dados, desta forma, seriamos capazes de saber precisamente as variações que uma determinada amostra teria. No entanto, tornava-se necessário realizar a elaboração de um método que fosse eficaz, afim de correlacionar todos os dados obtidos de um fragmento, e com isso, obter um valor genérico que pudesse comparar com as discrepâncias do conjunto de dados. Com essas características, foi então que surgiu a média, que é capaz de calcular um valor médio para um determinado número de amostras, através da razão entre o somatório dos dados, pela quantidade dos mesmos. A média pode ser calculada por:

[pic 1]

        Afim de obter um valor que fosse capaz denotar o comportamento da dispersão dos dados, foi então desenvolvido o desvio padrão. Que pode ser calculado através da razão entre a subtração entre o valor da amostra e a média calculada, pela quantidade de dados. Se o valor obtido através da realização do cálculo, for próximo a zero, expressa um dado homogêneo, caracterizando o conjunto como um agrupamento de medidas próximo ao valor de média.  Dessa forma, as discrepâncias entre os valores das amostras, seriam evidenciados pela seguinte relação:

[pic 2]

        Um método de leitura de medidas é a aferição por meio de um paquímetro. Que realiza a medida de peças, tanto na escala milimétrica, quanto em polegadas. Ela pode ser efetuada por diversas ferramentas, que possuem resoluções distintas. Diante disso, a leitura torna-se mais precisa, quando analisadas com um maior número de casas decimais. O paquímetro possui um fragmento chamado nônio, que é capaz de fornecer mais uma casa decimal ao valor, com o intuito de tornar a leitura da respectiva peça mais precisa.

        Diversas peças apresentam profundidades que comumente não são alcançadas com ferramentas de medições convencionais. Diante disso, com o paquímetro, tornou-se capaz de realizar a leitura da profundidade do objeto, através de uma haste de profundidade.

        Outra ferramenta que é bastante utilizada é o micrometro. Ele é utilizado para obtenção de medidas mais precisas quando comparado com o paquímetro. O seu princípio de funcionamento se dá através de uma haste que se move axialmente até o encontro com a face da região em análise. Na medida que acontece o rosqueamento do tambor graduado, ocorre uma aproximação do fuso, em relação a peça analisada.  Após a análise, é fundamental que seja efetuado os três estalos ao rotacionar a catraca, sendo assim, a peça será fixada com sucesso, e a leitura pode ocorrer perfeitamente. Pela figura 1, é possível observar os fragmentos de um micrometro.

Figura 1: Micrometro.

[pic 3]

Fonte: https://industriahoje.com.br/o-que-e-um-micrometro.

        Existem diversos tipos de micrometros, que são diferenciados por suas resoluções e a capacidade de medição que pode oferecer. Assim sendo, o mesmo possui diversas resoluções, e alguns são caracterizados por possuir um nônio, que é capaz de aumentar a precisão dos valores obtidos na leitura das medidas. Ele pode ser representado pela figura 2.

Figura 2: Nônio do micrometro.

[pic 4]

Fonte: Renata Trevelin da Silva Stange.

        Dentre os micrometros, também podemos destacar o que detém de uma resolução de 0,01 mm e 0,001 mm. De mesmo modo, existem ferramentas que são usadas para leitura de medidas internas, essas possuem resoluções de 0,005 mm. Sendo assim, existem diversos micrometros com resoluções semelhantes, mas que diferem em questão de capacidade de resolução. Diante disso, para uma determinada peça, seria necessário micrometros distintos para fazer a análise de sua medida. As capacidades mais comuns encontradas são de 0 – 25 mm, 25 - 50 mm e 50 – 75 mm.

        Podemos destacar também os micrometros de profundidade, que possui uma capacidade baixa de medição, mas que pode ser ampliada devido a diferentes hastes capazes de ampliar o alcance em até 150 mm.

  1. Objetivos

        O presente relatório tem como objetivo analisar as medidas feitas com o paquímetro e com micrometros de capacidades distintas, afim de obter valores referentes a diferentes ressaltos das peças. Assim sendo, comparar resultados feitos com instrumentos distintos. Logo, seria possível relacionar os valores obtidos e observar como as medidas se comportam quando submetidas a diferentes métodos de análise. Conseguinte, para efeito de cálculo, poderia adquirir o valor médio das medidas, afim de obter o desvio padrão para diferentes ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com