TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade socioambiental tem se tornado preocupação das empresas nos últimos 20 anos

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

   

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido busca fazer um diagnóstico empresarial com foco na área de marketing, por meio de levantamento de dados realizados nas empresas MRV Engenharia e Leroy Merlin.

Procuraremos identificar em cada uma das empresas, aspectos importantes na área de marketing como: banco de dados de clientes, determinação dos preços dos produtos, atividades de comunicação realizadas e monitoramento dos concorrentes.

Veremos sobre a importância da aplicação de pesquisas de mercado, como por exemplo, o tipo de pesquisa que visa medir a satisfação dos clientes.

Serão identificadas em cada uma das empresas, situações de problemas vividos atualmente, bem como quais as estratégias básicas que poderão ser utilizadas para a resolução dos problemas apontados e como administrar os conflitos que poderão surgir.

Será feita uma análise das informações coletadas, identificação de problemas, e por fim, será elaborado um plano de ação com o objetivo de resolução dos problemas identificados em cada uma das empresas objeto deste trabalho.


  1. DESENVOLVIMENTO

As questões relacionadas à responsabilidade socioambiental tem se tornado preocupação das empresas nos últimos 20 anos. Tal questão foi um dos temas da Declaração do Milênio das Nações Unidas (ONU), sendo um documento de fundamental importância para a condução das políticas e ações para o novo século. Aprovada pela assembleia geral das nações unidas na Cúpula do Milênio, em Nova York e ratificada no ano de 2000. A Declaração de Milênio contempla os planos de todos os Estados-membros da ONU, pra melhorar a qualidade de vida de todos os habitantes do planeta, especialmente no século XXI. O documento reflete as preocupações de 147 chefes de estado e Governo, bem como, de 191 países inclusive o Brasil, que participaram da reuniam de chefes mundiais realizadas em todos os tempos.

O movimento em prol da responsabilidade socioambiental ganhou forte impulso e organização na década de 1990 em decorrência dos resultados da Primeira e Segunda Conferências mundiais das indústrias sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991.

Mas o que é a responsabilidade socioambiental?

Para Pedro Henrique Costa, a responsabilidade social empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento da comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, etc. Uma empresa que trabalha o conceito de que o bom relacionamento com a comunidade é tão importante quanto apresentar ao mercado produtos de qualidade, faz seu produto se tornar altamente valorizado, perante uma grande parcela dos consumidores. Aumenta a satisfação dos clientes e até torna-os mais fiéis a marca, ganhando vantagens competitivas perante seus concorrentes. A sociedade costuma valorizar empresas que praticam a filantropia ou que protegem o meio ambiente, tanto que muitas pessoas pagariam mais por produtos que são politicamente corretos.

Nos anos subsequentes às conferências, surgiram movimentos cobrando por mudanças sociais, cientificas e tecnológicas. Muitas empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente, refletidas em importantes decisões e estratégias práticas. Segundo o autor Melo Neto (2001), tal postura fundamentou-se nos seguintes parâmetros:

  • Bom relacionamento com a comunidade
  • Bom relacionamento com os organismos ambientais
  • Estabelecimento de uma política ambiental
  • Eficiente sistema de gestão ambiental
  • Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas
  • Uso de tecnologia limpa
  • Elevados investimentos em proteção ambiental
  • Definição de um compromisso ambiental
  • Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável
  • A questão ambiental como valor de negócio
  • Atuação ambiental com base na agenda 21 local
  • Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos

Atualmente muitas empresas enxergam a responsabilidade socioambiental como um grande negócio,são duas vertentes que se destacam neste meio:

  • Primeiramente, as empresas que investem em responsabilidade socioambiental com intuito de motivar seus colaboradores e principalmente ao nicho de mercado que preferem pagar mais por um produto que não viola o meio ambiente e investe em ações sociais;
  • A segunda vertente corresponde a empresas que investem em responsabilidade socioambiental com o objetivo de ter materiais para poderem investir em marketing e passar a imagem que a empresa é responsável sócio-ambientalmente. Esta atitude não é considerada ética por muito autores que condenam empresas que tentam passar a imagem de ser éticas, porem na realidade estão preocupadas apenas com sua imagem perante aos consumidores.

Apesar de ser um tema relativamente novo, o numero de empresa que estão aderindo a responsabilidade socioambiental é grande e a tendência é que este numero aumente cada dia mais.

As organizações, embora visem conquistar uma imagem positiva diante da sociedade, têm também como principal objetivo, obter lucros. As empresas que agem de forma sustentável, preocupando com a questão socioambiental tem uma garantia de sucesso no mercado, isso porque essa questão tornou-se primordial nas relações de negócios.

Porem, muitas vezes pode ocorrer erros na conceituação de responsabilidade socioambiental, se uma empresa apenas segue as normas e leis do seu setor no que tange o meio ambiente e a sociedade, esta ação não pode ser considerada responsabilidade socioambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com