TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS EMPRESAS: UM COMPROMISSO DE RESPEITO COM AS PESSOAS, MEIO AMBIENTE E NORMAS LEGAIS

Por:   •  4/11/2017  •  Artigo  •  5.834 Palavras (24 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

                                BANCA EXAMINADORA

Prof. Orientador Dr Junio Cesar Mangonaro

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Prof. Membro 2

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Prof. Membro 3

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

[pic 12]

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS EMPRESAS:

UM COMPROMISSO DE RESPEITO COM AS PESSOAS, MEIO AMBIENTE E NORMAS LEGAIS

SOCIAL AND ENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY ON BUSINESS:
A RESPECT OF COMMITMENT TO PEOPLE, ENVIRONMENT AND LEGAL STANDARDS

Autora: Regina Lúcia Monteiro Matos [1]

Orientador: Prof. Dr. Junio Cesar Mangonaro[2]

RESUMO:

O objetivo do presente artigo é apresentar como as práticas de Responsabilidade Socioambiental adotadas pelas empresas podem servir como aliadas na promoção da sustentabilidade organizacional e desenvolvimento do negócio. Existe comprovadamente uma crescente preocupação das empresas com os aspectos que vão além da sua atividade fim, envolvendo aspectos morais, éticos, jurídicos e atingindo o relacionamento com os steakholders. Com isso, é possível perceber hoje nas empresas, um melhor relacionamento com a comunidade em que está inserida, através de implantação de Programas Integrados de Gestão, como Normas da ISO voltadas para a Qualidade Ambiental (ISO 14001) e Responsabilidade Social (ISO 26000).

Palavras-chave: Empresas. Sustentabilidade. ISO.

ABSTRACT:

The purpose of this paper is to show how social and environmental responsibility practices adopted by companies can serve as allies in promoting organizational sustainability and business development. There is arguably a growing business concern with aspects that go beyond its core business, involving moral, ethical, legal and reaching the relationship with steakholders. With this, you can see today in companies, a better relationship with the community in which it operates, through implementation of Management Integrated programs such as ISO standards focused on Environmental Quality (ISO 14001) and Social Responsibility (ISO 26000).

Key-words: Companies. Sustainability. ISO.



  1. INTRODUÇÃO

A gestão das empresas vem passando por mudanças significativas nas últimas décadas. No início do século XX, o interesse era basicamente na produção pelo fato de haver pouca concorrência do mercado. Milton Friedman (Prêmio Nobel de Economia) relatou em 1970 em um artigo publicado no “New York Times” que a única e Responsabilidade Social das empresas deveria consistir na utilização de recursos e no engajamento de atividades que garantissem seus lucros.

A partir de 1990, o número de iniciativas e as discussões relacionadas ao tema se expandiram e atualmente o assunto faz parte da agenda internacional, não apenas restrita ao setor empresarial, mas também no âmbito das instituições governamentais que cada vez mais, têm participado como ator do processo, inclusive criando estruturas do governo para tratar do tema.

Em 1992, a publicação da Agenda 21 durante a ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, impulsionou às ações das empresas nos campos social e ambiental ao integrar o princípio do desenvolvimento sustentável.

A Responsabilidade Socioambiental das empresas é essencialmente um conceito que expressa a decisão de contribuir voluntariamente em favor de uma sociedade melhor e um meio ambiente mais equilibrado e sadio. Os compromissos assumidos de forma voluntária pelas empresas vão além das obrigações legais regulamentares e convencionais que devem obrigatoriamente ser cumpridas.

No cenário atual, a Responsabilidade Sociombiental deixou de ser um conceito restrito aos projetos sociais de cunho filantrópico de algumas empresas e passou a envolver um universo mais amplo, com temas que integram acordos internacionais como é o caso da Declaração dos Direitos Humanos, Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Agenda 21, Declaração de Copenhague para o Desenvolvimento Social e as Metas do Milênio. Os princípios constantes desses acordos constituem amplo escopo do conceito de Responsabilidade Socioambiental que ganhou expressão mundial no ano de 1999, durante o Fórum Econômico Mundial realizado em Davos (Suíça) quando o então Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, propôs aos líderes empresariais mundiais a adoção do Pacto Global.

O Direito Ambiental atua como um dos balizadores de gestão ambiental empresarial orientando juridicamente as atividades das empresas e na construção de uma relação equilibrada entre o homem e o meio ambiente refletindo na sustentabilidade ambiental e das empresas. Ao incentivar o compromisso com a responsabilidade ambiental, o direito ambiental possibilita formas para a promoção de vantagens socioeconômicas para as empresas. Assim, o atendimento das normas contidas na legislação ambiental aparece como elemento essencial em busca dessa sustentabilidade socioambiental e econômica nas empresas.

No Brasil as leis ambientais são estruturadas, porém de nada adianta existirem se as mesmas não forem cumpridas. Percebe-se uma incoerência entre o Direito instituído e o que é praticado, levando ao comprometimento da qualidade da Gestão Ambiental.

  1. AS CONFERÊNCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE

A Conferência da ONU foi realizada no Rio de Janeiro em 1992, onde representantes de 179 países discutiram durante 14 dias os problemas ambientais mundiais e definiram como uma das metas, o desenvolvimento sustentável. Nesta Conferência, foram elaborados cinco documentos básicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (457 Kb)   docx (557.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com