TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentos

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos de Walter Antônio Bazzo

BAZZO, Walter Antônio. Introdução a engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4ed. Florianópolis: UFSC, 2014.

Deiane Soares Lima

O texto aborda algumas das principais habilidades, ferramentas e informações, buscando de uma maneira sólida a atuação profissional, apresentando a engenharia, comunicação, projeto e simulação, tentando expor para os novos ingressantes em engenharia a importância para esclarecer qualquer duvida que ainda exista sobre esses temas, realçando ainda um tema muito importante e pouco abordado na engenharia, relatando que um bom profissional deve saber se comunicar. Ademais exprime as ferramentas que os engenheiros devem saber para realizar um bom trabalho, solucionando problemas, aplicando de modo eficaz as ferramentas para conseguir realizar suas tarefas de modo eficaz.

Existem várias formas de comunicação, embora a escrita seja a mais importante delas, existe uma linguagem técnica que deve ser usada, sendo simples, clara, precisa e vazada em frases curtas, sem metáforas ou qualquer recurso retórico. Na linguagem técnica podem-se usar alguns artifícios que auxiliam a comunicação como abreviaturas, ilustrações, citações e notas de rodapé. Um trabalho deve ter uma estrutura básica, como o relatório que no mínimo tem cinco partes, e em trabalhos de maior extensão é a critério do autor o que deve ser acrescentado, tendo cada parte tem seu lugar específico, enfim, um trabalho é um instrumento didático que visa a desenvolver com o estudante, uma ou mais capacidades.

É muito arriscado, além de difícil, propor uma solução direta para muitos problemas e colocá-la em operação, uma das principais tarefas do engenheiro é modelar adequadamente o problema, no qual a modelagem é a representação do sistema real, ou parte dele, para predizer ou descrever seu comportamento. Os modelos auxiliam na análise do problema, sendo mais fácil assim de realizar o projeto sem haver falhas. Depois de estabelecidas as hipóteses para a solução de um problema, deve haver a verificação, pois não se pode utilizar um modelo sem conhecer o grau de representatividade do mesmo. Após os modelos estarem prontos deve-se levar para os simuladores, que submetem os modelos a ensaios, sob diversas condições, para observar como eles se comportam. Através da simulação é possível reproduzir, em condições diferentes das reais, o funcionamento de determinado sistema.

O trabalho do engenheiro é uma incessante procura pela redução de peso, custo, consumo e pelo aumento do rendimento de sistemas, o processo utilizado para chegar ao objetivo é a otimização, processo que procura por uma solução que forneça o máximo beneficio, na maioria das vezes trata-se de um procedimento intuitivo.

Os engenheiros são por excelência identificadores, formuladores e solucionadores de problemas, para resolver o problema fazem-se projetos, que é um planejamento para se alcançar objetivos dentro de metas de orçamento e tempo. O projeto pode ser esquematizado, primeiramente identificando a necessidade, definindo o problema, coletando informações, concepção, avaliação, especificação da solução e por fim a comunicação. Diversas fases compõem o processo solucionador de problemas, em cada uma delas, várias informações são necessárias para alcançar o sucesso do projeto. O erro de um engenheiro inexperiente é partir para solução sem definir adequadamente o problema a ser resolvida, a resolução de problemas proporciona a oportunidade de adquirir desenvoltura na aplicação dos embasamentos teóricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com