TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RIO DOCE: UM FUTURO AMARGO

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

RIO DOCE: UM FUTURO AMARGO

AUTORES

Kaio Vagner Alves

Káledy Roberto Lopes Gomes

Ramon Martins de Oliveira

RESUMO

O acidente considerado o maior desastre natural da história do Brasil foi o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Samarco, localizada no Distrito de Bento Rodrigues, Mariana (MG). Várias foram às consequências dessa tragédia, tanto regionais, estaduais e nacionais, prejudicando ainda o comércio e economia internacional. Este artigo tem como principal objetivo apresentar as principais consequências que foram provocadas, em âmbito regional e estadual, pelo rompimento da barragem.

Palavras-chave: Impacto ambiental, consequências, destruição, sofrimento, lama, metais pesados.

ABSTRACT

The accident considered the major natural disaster in the history of Brazil was the breaking of the dam of iron ore tailings Samarco, located in Bento Rodrigues District, Mariana (MG). Several were at consequences Tragedy That, both Regional, State and National, still hurting International Trade and Economics. This article has as main objective to present main consequences que Were caused in scope and regional state, hair dam break.

Keywords: environmental impact, consequences, destruction, suffering, mud, heavy metals.

  1. INTRODUÇÃO

O desastre ambiental que trouxe maior destaque a questão ambiental no Brasil foi o rompimento da barragem de rejeitos de minério de Mariana, Minas Gerais. De acordo com o IBAMA, o volume de lama que vazou com o rompimento foi estimado em 35 milhões de metros cúbicos, peixes do Rio Doce, afluentes do Rio Doce e do litoral do Espírito Santo foram afetados com o acúmulo de metais pesados de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mais de 500 pessoas ficaram ilhadas em Bento Rodrigues, Distrito de Mariana(MG) de acordo com o corpo de bombeiros, 19 pessoas morreram, 663,2 km de corpos hídricos diretamente impactado, 1249 pescadores estão cadastrados na área afetada pela lama, 1469 hectares de vegetação, incluindo áreas de preservação permanente (APP’s)  foram destruídas, impacto grande ao turismo do litoral do Espírito Santo, interrupção de geração de energia em Candonga, Aimorés e Mascarenhas, enfim, vários foram os impactos causados, direta e indiretamente por razão do rompimento da barragem de rejeitos de minério.

Neste artigo, será tratado sobre os impactos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco, em Mariana (MG), ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e outras áreas afetadas por esta tragédia ambiental.

  1. BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce está localizada na Região Sudeste do Brasil, com área aproximada de 84.000 quilômetros quadrados. A maior parte se localiza no Estado de Minas Gerais, com 86% de área e o Estado do Espírito Santo com apenas 14% da área. A bacia possui nove sub-bacias, das quais, seis em Minas Gerais e três no Espírito Santo. Em seus 879 quilômetros de extensão, a bacia do Rio Doce abrange 228 municípios em Minas Gerais e Espírito Santo, totalizando 3,5 milhões de habitantes.

O Rio Doce nasce na Serra da Mantiqueira, com o nome de Rio Piranga, e deságua no Oceano Atlântico, no Município de Linhares – Distrito de Regência (ES). A economia é diversificada, em destaque, possui o maior complexo siderúrgico da América Latina. Outras atividades desenvolvidas nas margens do rio são: Agropecuária, agroindústria, mineração, setor terciário, piscicultura e geração de energia elétrica.

Possui rica biodiversidade, cerca de 98% de sua área no bioma de Mata Atlântica  e os outros 2% restantes são de Cerrado, além de ser uma das bacias mais ricas em biodiversidade do Brasil.

  1. SAMARCO S/A

  1. SOBRE A MINERADORA SAMARCO S/A

A Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A..

Fundada em 1977, tem como principal produto de comercialização o minério de ferro, exportando para 19 países, localizados nas Américas, Oriente Médio, Ásia e Europa. É a 10ª maior exportadora do país.

        3.2. MINA DE GERMANO

A mina de Germano é parte integrante do chamado Complexo Alegria, localizado no distrito de Bento Rodrigues no município de Mariana distante cerca de 140 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. Segundo o engenheiro Fernando Versiani dos Anjos, do Departamento de Engenharia da Samarco, o Complexo de Germano tem reservas estimadas em 400 milhões de toneladas de minério de ferro, a estimativa foi feita pelo que se mediu até hoje, podendo ocorrer na região uma quantidade bem superior a esta.

  1. ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE REJEITOS DE MINÉRIO

O rompimento da barragem de rejeitos de minério ocorreu no dia 5 de Novembro de 2015, devastando o Distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana (MG). Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão, pertencente ao complexo minerário de Germano, se rompeu.

A barragem continha 50 milhões de m³ rejeitos de mineração de ferro. Trinta e quatro milhões de m³ desses rejeitos foram lançados no meio ambiente, e 16 milhões restantes continuam sendo carreados, aos poucos em direção ao mar. Os rejeitos de minério chegaram ao Oceano Atlântico, no município de Linhares, no estado do Espírito Santo, no dia 21 de Novembro de 2015, totalizando 663,2 km de corpos hídricos diretamente impactados.

Figura 1: Vila e igreja em Gesteira, na zona rural de Barra Longa (MG).

[pic 1]

Foto: Fábio Tito/G1 (http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/06/familias-de-gesteira-escolhem-local-onde-casas-serao-reconstruidas.html)

Bento Rodrigues possuía em torno de 600 habitantes e aproximadamente 200 residências. A consequência foi a total destruição e 19 mortos. Os outros habitantes foram resgatados pelo corpo de bombeiros passando por um processo de descontaminação de ferro com água e sabão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (431.5 Kb)   docx (543.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com