TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reajuste Mensalidades Escolares

Dissertações: Reajuste Mensalidades Escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

6.5.1 Reajuste de mensalidades escolares

Neste resumo veremos um exemplo prático e bem comum, o reajuste da mensalidade escolar,que embora até pareça simples, é uma das negociações mais complicadas que ocorrem em instituições de nível superior.

Pois colocam em jogo interesses financeiros que colocam as partes em posições antagônicas,a instituição busca o maior reajuste e os alunos buscam a menor mensalidade possível,alem inclusive de outros problemas e interesses que não foram resolvidos durante o ano letivo.

A instituição busca facilitar o processo de discussão e a obtenção dos resultados pretendidos fazendo um mapeamento da situação:

• Os índices inflacionários do período considerado

• Reajustes salariais obtido pelos professores

• Projeção do Cenário econômico do período em que deve vigorar a mensalidade

• Os investimentos feitos durante o ano letivo e os previstos para o próximo ano

• Os problemas levantados pelos alunos e que não obtiveram solução

• As demandas dos alunos com relação a instituição,professores,equipamentos,etc.

Essas informações são muito importantes,pois os negociadores poderão antever qualquer questão ou duvida que possa ser levantada durante a negociação,e já terão em mãos argumentos que justifiquem o reajuste.

A montagem do cenário da negociação abrange a definição de uma agenda para a discussão,a preparação do local,e a identificação dos participantes .

A agenda será definida a partir das informações obtidas e, caso seja viável é importante a participação de representantes dos alunos na definição prévia da agenda da negociação.

O local da reunião devera ser silencioso,agradável e adequado para acomodar confortavelmente todos os participantes.

Uma das escolhas mais cruciais é a de quem ira participar ,caso seja possível deverão participar o diretor da instituição(ou uma pessoa com poder de decisão por ele designada) e os coordenadores de cursos ,uma vez que esses por interagirem com professores e alunos ao longo do ano poderão auxiliar nas decisões das demandas colocadas pelos alunos, alem do fato de ficarem sabendo de possíveis reclamações e queixas levantadas pelos alunos com relação ao seus cursos.

Caso exista a possibilidade da instituição interferir na escolha dos representantes dos alunos, deverão ser escolhidos alunos que tenham condições efetivas de representar suas salas,atendendo requesitos como frequência,participação em sala de aula capacidade de ouvir e se expressar .alunos mais preocupado com a melhoria de ensino estarão mais abertos a encarar a negociação.

A preparação final da negociação passa pela revisão dos procedimentos desenvolvidos nas negociações anteriores sobre a mesma questão, uma analise dos representantes dos alunos e por uma simulação da negociação,com o objetivo de detectar pontos fracos e definir estratégias.

A estratégia deve visar sempre uma negociação do tipo ganha-ganha,considerando a importância para a instituição em manter um bom relacionamento com os alunos.

Caso a instituição opte por usar seu poder e realisar uma negociação ganha-perde.pode vir a se comprometer seriamente com possíveis greves e distúrbios por parte de estudantes inconformados com tais decisões

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »