TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Químicas

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

  1. Introdução teórica:

A reação química é um processo que leva à transformação de um conjunto de substâncias químicas.

As(s) substâncias(s) inicialmente envolvidas em uma reação química são chamadas de reagentes. As reações são geralmente caracterizadas por uma alteração química, que produzam um ou mais produtos, tendo geralmente propriedades diferentes dos reagentes, sendo descritas por equações químicas as quais apresentam os materiais de partida e os produtos finais, e por vezes os produtos intermediários e as condições de reação.

As reações químicas acontecem a uma determinada temperatura e concentração de produtos químicos. As reações rápidas são frequentemente descritas como espontaneas, sem necessidade de entrada de energia extra que nao seja a energia térmica e as reações não-espontaneas acontecem lentamente, exigindo a entrada de algum tipo de energia adicional (luz ou eletricidade).

2. Descrição da prática:

Procedimentos:

- Em um tubo de ensaio complete de seu volume com Sulfato de cobre II pentahidratado (CuSO4.5H2O) e adicione um chumaço de palha de aço, observando o resultado.

- Mede-se 20 mL de Sulfato de cobre II pentahidratado (CuSO4.5H2O) em um béquer de 50 mL e adicionar 20 mL de hidróxido de sódio (NaOH).

- Em um tubo de ensaio de 50 mL com limanlhas de magnésio (Mg), adiciona-se 20 mL de ácido clorídrico (HCI) e observa-se o resultado.

3. Objetivo:

Observar e identificar as evidências de uma reação química

4. Lista do Material Utilizado:  

- Béqueres

- Pipeta volumétrica

- Tubo de ensaio

- Palha de aço

- Solução de hidróxido de sódio

- Solução de Sulfato de cobre II pentahidratado

- Água destilada

- Pêra

- Jaleco

- Óculos de proteção

5. Conclusão:  

Com a aula prática, podemos observar e entender melhor como ocorre uma reação.

Portanto, conclui-se que uma reação química é um processo de transformação da mistura de substâncias químicas (reagentes) que causam o surgimento de um ou mais produtos, podendo ser evidenciadas através de indicações externas como o aumento de temperatura, mudança de cor, surgimento de bolhas, etc. e são representadas através das equações químicas.

6. Bibliografia:  

- http://educacao.globo.com/quimica/assunto/materiais-e-suas-propriedades/reacoes-quimicas.html

7. Resposta do Questionário:

  1. O que é uma reação química?

As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex. mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).

  1. O que é uma equação química?

As equações químicas representam as reações químicas. As substâncias iniciais de uma reação química, as que reagem, são chamadas de reagentes. Já as substâncias finais de uma reação, as que se formam, são chamadas de produto. Os reagentes e os produtos são separados por uma seta, que por sua vez indica a direção da reação. Por convenção, os reagentes ficam do lado esquerdo da seta e os produtos no lado direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (90.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com