TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede de cadeia de empresa e gestão da cadeia produtiva

Por:   •  30/8/2017  •  Artigo  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 5

 INTRODUÇÃO

A engenharia de produção surgiu mediante a necessidade das empresas, de tornarem seus processos induatriais mais eficientes e economicos. A EDP tem a sua origem bastante interligada a revolução industrial do sec XIX, cujo seus pioneiros são Frederick W. Taylor e o casal Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Harrington Emerson, expoentes do que se chamou “Administração Científica” desenvolveram estudos sobre o aumento da produtividade e métodos de redução de tempos e movimentos dos operários na fabricação de peças.

Uma definição para a Engenharia de Produção, proposta pela Associação Americana de Engenharia Industrial, é a seguinte:

“A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os princípios éticos e culturais. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como aos princípios e métodos de análise da engenharia de projeto para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais temas”.

1. O QUE É SER UM ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO?

O Engenheiro de Peodução tem nas costa a responsabilidade de pensar, planejar e agir sempre no momento certo, com o objetivo de errar o minimo possivel, ser um engenheiro de produção é planejar, projetar e gerenciar sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços.

1.1 QUAL O PAPEL DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO ?

O engenheiro de produção é extremamente importante nas indústrias e empresas que procuram soluções para seus problemas de produção de bens e serviços. Com isso, é possível aumentar a produtividade e serem mais rentáveis.

Aliando o conhecimento de engenharia junto a técnicas de administração e bases de economia, o engenheiro de produção adota alguns procedimentos para facilitar o trabalho, melhorar técnicas de produção e ajustar atividades financeiras, logísticas e comerciais. Além disso, é ele quem define como matérias-primas, mão-de-obra e equipamento são integradosespecifica, prevê e avalia os resultados obtidos destes sistemas.

1.2 QUAIS OS DESAFIOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO?

São inúmeros os desafios do profissional de engenharia tendo em vistas as competências que lhe cabem dentro da indústria, ou em qual seja setor ele atue lembrando que o engenheiro habilitado em produção pode trabalhar em setores como:

  • Compras
  • Comercial
  • Programador da Produção
  • Marketing
  • Financeiro
  • Supervisor de Linha
  • Analista de PCP
  • Gerente de Produção
  • Diretor Industrial.

 Em um cenário de crise e recessão econômica como o atual, o que todas as empresas buscam é o aumento e a manutenção da produtividade, redução de custos e continuidade da qualidade dos processos e produtos. Diante dessas necessidades, quem se mostra capaz de administrar essas demandas é o engenheiro de produção.

Dessa forma, o profissional mostra-se como peça fundamental dentro de todo o processo, sendo sua capacidade multidisciplinar e seus conhecimentos técnicos de gestão e economia, o que faz com que ele atue de forma mais focada para ajudar a empresa a enfrentar esse período mais complicado. (Dino, 2016)

OS LOCAIS DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO E QUAIS OS TIPOS DE EMPRESAS EM QUE PODE ATUAR NO ESTADO DO AMAPÁ.

Como já foi exposto neste resumo em tópicos anteriores, inúmeros são os locais de atuação do engenheiro de produção, isso se deve por causa da sua formação que possui as disciplinas básicas das engenharias, aulas de administração, economia e matérias específicas de gestão de investimento e organização do trabalho, sendo trabalhada em cima de quatro grandes eixos: • Conhecimentos Gerais – Ciências básicas que trazem a área da engenharia e formação humanística • Gestão Empresarial – Disciplinas direcionadas para a visão integral e sistêmica da indústria no âmbito socioeconômico na qual ela está inserida. • Base Tecnológica – Aqui são trabalhadas matérias de arquitetura industrial, mecânica, elétrica, automação e gestão ambiental • Formação Específica – É onde são trabalhadas disciplinas escolhidas com a área de atuação, como qualidade, produtos, processos, logística, ergonomia, sistemas de produção, finanças e estruturas organizacionais. (parreiras, 2015)

No estado do Amapá há presença de muitas empresas do ramo de venda a varejo e atacado, e muitos armazéns que possuem um vasto setor de distribuição e armazenagem onde fica explicito a necessidade da presença de um profissional da “EDP” para gerir e controlar todo o setor operacional e logístico junto à cadeia de suprimentos. Outra área também com espaço para esse profissional no Amapá é a área acadêmica, pois cresceu nos últimos anos a abertura deste curso de graduação na maioria das instituições de ensino superior no estado.

CERTIFICAÇÕES E COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

Entre as opções de qualificação para engenheiros recém-graduados ou com certa bagagem acumulada, estão as certificações profissionais, como as da metodologia Six Sigma. Essas competências diferenciam o engenheiro no mercado de trabalho, já que ele passa a ser apto a desenvolver projetos bem específicos. O engenheiro que é certificado Green Belt ou Black Belt, por exemplo, pode executar ou liderar (conforme cada caso) projetos de melhoria em empresas de diversos portes. Como as organizações buscam cada vez mais profissionais “solucionadores de problemas”, engenheiros com essa capacidade passam a ser bem valorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com