TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatoria de Impacto

Por:   •  5/12/2017  •  Ensaio  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Relatório

Ensaio de Impacto Charpy

Resumo

O Pêndulo Charpy, também conhecido como teste de impacto Charpy ou ensaio Charpy, é um método padronizado para medida de resistência e impactos e deformação de um material medindo a taxa de destruição e o quanto esse material foi resiliente. Esta energia absorvida é uma medida a partir de um determinado material de resistência e atua como uma ferramenta para estudar as propriedade dúctil/frágil. (Wikpédia)

Palavras-chave: Impacto, Ensaio, Tenacidade.

Abstract


The Charpy Pendulum, also known as the Charpy Impact Test or Charpy Test, is a standardized method for measuring resistance and impact and deformation of a material by measuring the rate of destruction and how much this material has been resilient. This absorbed energy is a measure of a particular resistance material and acts as a tool to study how ductile / brittle property. (Wikpédia)

Key words: Impact, Essay, Tenacity.

Introdução

O ensaio de impacto é um dos mais utilizados para o estudo de fratura frágil dos materiais. Denominado muitas vezes por ensaio de choque ou de resiliência, este é em ensaio dinâmico utilizado principalmente para teste de aceitação de materiais usados em baixa temperatura.

O comportamento do material (frágil ou dúctil) é medido pelo ensaio de impacto. Os corpos-de-prova utilizados são padronizados e possuem um entalhe que produz um estado triaxial de tensões; quando submetido a uma flexão por impacto produzida por um martelo pendular, que não se distribuem de modo uniforme por todo corpo-de-prova. Por isso, este ensaio não fornece um valor quantitativo da tenacidade do metal. A energia que o corpo-de-prova absorve é medida pela diferença entre a altura atingida pelo martelo antes e após o impacto, multiplicada pelo peso do martelo, sendo em geral lida na própria máquina, através de um ponteiro que corre em uma escala graduada já convertida em unidade de energia, Quanto menor a energia absorvida, mais frágil será o material a aquela solicitação mecânica.

O resultado do ensaio é apenas uma medida da energia absorvida e não fornece indicações seguras sobre o comportamento do metal ao choque em geral, o que seria possível se pudesse ensaiar uma peça inteira sob as condições da prática.

Existem dois tipos padronizados de ensaio de impacto: Izod e Charpy. Em ambos os casos o corpo-de-prova tem o formato de uma barra de seção transversal quadrada, no qual é usinado o entalhe.

No ensaio tipo Charpy, os corpos-de-prova são bi-apoiados nos suportes localizados na base da máquina e são dispostos de modo que o entalhe fique na face oposta aquela que receberá o impacto do martelo pendular. Esses corpos-de-prova podem apresentar entalhe em três configurações diferentes: tipo V, com um ângulo de 45º e profundidade de aproximadamente 2mm; tipo U, com raio da ponta do entalhe de 1mm e profundidade geralmente de 5mm; e entalhe cilíndrico, formado por um rasgo com um furo em sua extremidade (keyhole). A posição do entalhe é tal que o impacto ocorre na região de maior tensão (seção transversal média do corpo-de-prova). Já para o ensaio Izod, utilizam-se corpos-de-prova com entalhe em V, que são engastados na máquina. A superfície que receberá o impacto é a que contém o entalhe, que é igual ao corpo-de-prova tipo A para o ensaio Charpy

                                                  Figura 1. Corpo de Prova Charpy. (fonte cimm)

[pic 2]

Objetivo

O objetivo deste experimento é avaliar o comportamento do alumínio (Metal2) normalizado quando ensaiado por impacto em temperatura ambiente.

Materiais e Métodos

Material: Corpo de prova de Alumínio Metal 2, com entalhe de perfil U

L= 78,09

A= 10x10

Figura 2. Corpo de Prova Alumínio (Metal2)

[pic 3]

Método: Máquina de ensaio de impacto com capacidade de martelo de 150 a 300 Joules (Time Group).

[pic 4][pic 5][pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (630.9 Kb)   docx (384.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com