TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  17/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PROCESSO DE FABRICAÇÃO I

PROF. SIDNEY JUNKES

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA

6º FASE – 1º SEMESTRE

Acadêmico:

PAULO HENRIQUE CAMPIGOTTO RA: 5208946186

RELATÓRIO DE VISITA - WEG MOTORES ELETRICOS S/A

Jaraguá do sul

2015

Relatório de visita á Weg Motores Elétricos S/A no Parque Fabril II:

Foi realizada a visita na fabrica de motores da Weg dia 30/03/2015 as 19h00 horas, onde acompanhamos um responsável por nos dar um parecer referente ao funcionamento de como funciona os processos de fabricação.

Inicialmente fomos até a fabrica IV onde são montados aproximadamente 2900 motores dia, que são classificados como motores pequenos/ médios, nesta etapa de montagem as peças chegam prontas e passa por cada setor para fazer a montagem, até ser aplicado a tinta e o mesmo já sai embalado para seu destino correto.

Nesta linha de montagem a produção é 99% automatizada, sendo que apenas a linha de bobinagem de fios que possui uma linha manual. Neste setor o fio de cobre ou alumínio já chega pronto, assim como o eixo, carcaça do Motor, Tampa frontal e traseira assim como as demais partes que compõe esse importante Motor Elétrico.

Na segunda fabrica a ser realizada a visita, chegamos na Usinagem de Eixos onde é feito todo o processo de fabricação do eixo desde a sua chegada como matéria prima em barras, passando pelo corte, furação de centro de eixo até ser destinado para cada maquina que já esta programada para fazer a usinagem ou beneficiamento desta peça. A cada lote de eixos que vai saindo pelos centros de usinagem os mesmos vão sendo conferindo a cada momento para a verificação se as medidas estão de acordo com as tolerâncias permitidas para que lá no processo de montagem não ocorram erros de fabricação e apresentem paradas de produção.

Dentro deste setor também verificamos a existência de alguns tipos de tratamento que o material pode sofrer como, por exemplo, onde é dado um choque térmico no eixo já montado conforme explicado pelo instrutor que foi desenvolvido, pois com essa resistência apresenta maior durabilidade alem de facilitar o processo de fabricação.

A última fabrica a ser visitada foi a trefilação onde é feito todo o processo de beneficiamento do fio que esta dentro do motor elétrico. Na ocasião estava sendo processada uma bobina de alumínio de 9,5mm de espessura que estava sendo trefilada para as medidas que estavam sendo solicitadas pelo processo de produção. Segundo informações no responsável que estava nos acompanhando a cada 1 metro deste fio de alumínio de 9,5 mm após o processo são extraídos aproximadamente 2800 metro de fio de 0,15mm.

Após todo esse processo de trefilação é feito o tratamento de superfície e resistência do fio, onde é aplicado verniz e outros materiais para que este fio apresente qualidade para ser montado dentro do motor elétrico.

Este processo influi na resistência que este material vai ter depois de pronto, por este motivo são feito análises e testes para o real acompanhamento se o lote que esta sendo produzido, vai estar dentro do esperado. Neste setor o que se percebe assim como nos outros também são as maquinas que são utilizadas, muito bem projetadas e também bem modernas o que torna a produção cada vez mais ágil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com