TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  29/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Medida de Tensão e Corrente Continua:

  • Objetivo:

Familiarizar com os instrumentos de medida;

Determinar parâmetros de tensão e corrente em um circuito elétrico.

  • Material Utilizado:

Pino banana

Multímetro

Amperímetro com fundo de escala

Voltímetro com fundo de escala

  • Base teórica:

Medir corrente em Ir:

[pic 1]

Um amperímetro mede a corrente IA que o atravessa. Para fazê-lo medir a corrente IR que atravessa o resistor é necessário conectá-lo em série com o resistor, de forma que IA = IR.

A introdução do amperímetro em série com o resistor aumenta a resistência total, alterando a tensão e a corrente no resistor. Se RA << R esse efeito será desprezível, portanto é desejável que um amperímetro tenha resistência tão pequena quanto possível.

Medir Tensão em R:

[pic 2]

Um voltímetro mede a tensão ou diferença de potencial UV entre seus terminais. Para fazê-lo medir a diferença de potencial UR entre os terminais do resistor é necessário conectá-lo em paralelo com o resistor, de forma que UV = UR.

A introdução do voltímetro em paralelo com o resistor diminui a resistência total, alterando a tensão e a corrente no resistor. Se RV >> R esse efeito será desprezível, portanto é desejável que um voltímetro tenha resistência tão grande quanto possível.

  • Desenvolvimento:

Primeiro deve-se montar o circuito de número 1, como mostrado na figura 1 abaixo:

[pic 3]

Em seguida colocar o voltímetro em paralelo e o amperímetro em serie com a resistência

Logo em seguida deverá ser feito um pré ajuste do valor da fonte de tensão, após feito isso devemos fazer o ajuste definitivo, fazendo isso observamos que;

Nenhum dos amperímetros da bancada conseguiu efetuar a medição, com isso, foi necessário a medição no amperímetro de corrente alternada de fundo de escala de 1A, logo ele efetuou uma medição de corrente de 0, 5A. Com a chave fechada medimos a tensão com o voltímetro e percebemos q a tensão foi para 100V; e a corrente no amperímetro foi 0A. Com a chave aberta a tensão reduziu, foi para 60V e a corrente foi para 0, 5A.

Para obtermos 55V no voltímetro, o ideal no circuito, o valor de tensão do dinner tem que ser regulado para 25V com a chave aberta, corrente=0A. Com a chave fechada o valor foi alterado para 35V e a corrente no amperímetro foi para 0, 3A.

Vr1=55V

Ir1=0,46A

Nesse ponto encerramos uma etapa, agora partiremos para o circuito dois que consiste na figura abaixo:

[pic 4]

Novamente colocando o amperímetro em serie e o voltímetro em paralelo com os resistores.

Com a chave fechada, regulamos o valor do dinner até o valor de tensão do voltímetro ser de 55V, com isso o valor do dinner necessário foi de 50V e a corrente no amperímetro foi de 0, 45A. Agora medimos o valor de tensão na chave aberta com o dinner em 50V. A tensão foi de 100V e a corrente 0A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com