TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Química

Por:   •  16/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Prática - Laboratório Virtual[pic 1]

Materiais e Métodos

Material Utilizado:

Para a realização dos testes, foram utilizados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, incluindo luvas e jaleco. Além disso, foram empregados os seguintes materiais e equipamentos:

  • Bancada de laboratório;
  • Beckers;
  • Soluções de sulfato de cobre, sulfato de ferro e sulfato de zinco;
  • Placas de metal, incluindo ferro, cobre e zinco.

Método Utilizado para os Testes:

O procedimento experimental foi conduzido da seguinte maneira:

  1. Preparação das soluções: Cada solução (sulfato de cobre, sulfato de ferro e sulfato de zinco) foi acondicionada em um Becker separado.
  2. Introdução das placas metálicas: Uma a uma, as placas de metal foram imersas nas soluções, conforme a ordem dos testes.
  3. Anotação dos resultados: Após a imersão das placas, os resultados das reações foram observados e registrados de acordo com as mudanças ocorridas.

Ao final, foram realizados um total de nove testes, sendo cada combinação de solução e metal analisada. Um exemplo ilustrativo encontra-se na Figura 1 abaixo:

[pic 2]

Coleta de Dados e Resultados

Durante os testes realizados, observaram-se reações significativas em três casos, especificamente nas placas de zinco e ferro.

Quando a placa de zinco foi imersa na solução de sulfato de cobre, ocorreu uma reação de deslocamento, evidenciando a maior reatividade do zinco em relação ao cobre na série de reatividade dos metais:

Zn(s) + CuSO4(aq) → Cu(s) + ZnSO4(aq)

Da mesma forma, quando a placa de zinco foi imersa na solução de sulfato de ferro, ocorreu outra reação de deslocamento, demonstrando a maior reatividade do zinco em relação ao ferro na série de reatividade dos metais:

Zn(s) + FeSO4(aq) → Fe(s) + ZnSO4(aq)

Além disso, quando uma placa de ferro foi imersa na solução de sulfato de cobre, ocorreu outra reação de deslocamento, indicando a maior reatividade do ferro em relação ao cobre:

Fe(s) + CuSO4(aq) → Cu(s) + FeSO4(aq)

Nas demais análises, não foram obtidos resultados significativos.

Conclusão

Em resumo, os efeitos observados nas placas metálicas após o uso das diferentes soluções são consequência das reações de deslocamento, que ocorrem devido às diferenças na reatividade dos elementos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (363.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com