TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de física

Por:   •  25/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Construção de Gráficos

Resumo

Quando temos que manipular grande quantidade de informação é necessário o uso de gráficos. Isso se torna mandatário para a correta análise e compreensão das grandezas envolvidas. Note que uma grande quantidade de informação seja ele na forma de dados experimentais ou em qualquer outra forma implica em conhecimento. Necessitamos analisar essa coleção de dados e, para isso, utilizamos a representação por gráficos. Assim, a relação entre quaisquer grandezas envolvidas pode ser facilmente detectada.

Introdução

Os gráficos são de extrema importância na visualização e interpretação de informações e dados acerca de temas de aspectos naturais, sociais e econômicos. Os gráficos são representações bastante difundidas em diferentes tipos de informativos, dentre eles, os principais estão em livros, revistas, jornais impressos, além da televisão e a internet, que fazem o uso continuamente para apresentar informações à população em geral ou grupos específicos de pesquisas.

Diante dessas afirmações os gráficos consistem em uma representação constituída por formas geométricas elaboradas de maneira precisa, oriundas de dados numéricos resultados de pesquisas e organizadas em uma tabela.

Uma escala linear é construída de tal modo que a distância entre marcas sucessivas das escalas, ao longo de cada eixo, é constante ,o papel milimetrado é um exemplo.

Uma limitação dos gráficos em escala linear é em relação às escalas escolhidas. Se escolhermos uma escala que contenha valores muito grandes (1 s) não conseguiremos representar valores muito pequenos (0,001 s). Se escolhermos uma escala em que 0,001 s possa ser marcado com facilidade, provavelmente os dados maiores (1 s) não caberão sobre o papel. No entanto, o problema dos dados que não cabem sobre o gráfico pode ser resolvido por escalas logarítmicas.

Figura 1.1 – Papel log-log

Legenda: Papel utilizado para o experimento e exemplo dado para um melhor entendimento.

Não podemos esquecer que o o papel log demonstrado na figura 1.1 ele começa com 10^0 que no caso e representado não como zero mas sim como 1 , e vai ate 9 , neste caso o 10^0 e o ponto de partida deste escala que tomamos como exemplo , representado na figura 1.1 .

Numa escala logarítmica as distâncias entre marcas sucessivas não é constante ,como numa escala linear, aqui elas são proporcionais às diferenças entre os logaritmos das variáveis. Isto é, a escala logarítmica é feita de tal maneira que a distância entre 1 e 2 é proporcional a (log 2 - log 1); a distância entre 2 e 3 é proporcional a (log 3 - log 2); e assim por diante. Sendo assim fica evidente que tanto no gráfico mono-log como no log-log o aspecto do gráfico será diferente de quando você usa escalas lineares. Nessa escala, ao colocarmos diretamente os valores de x e y nós estamos fazendo com que as distâncias entre sucessivos valores de x e y sejam proporcionais a log (x ) e log (y), porque as escalas foram construídas assim.

Objetivo

Este experimento é na verdade um exercício conduzido a fim de se apresentarem técnicas de análise gráfica de dados, muito importantes quando se deseja verificar alguma relação matemática (qualitativa ou quantitativa) entre as grandezas representadas nos eixos de um gráfico. Além disso, muitas vezes, gráficos bem feitos apresentam as informações fornecidas pelos dados colhidos de maneira mais clara, objetiva e concisa do que quando estes dados são colocados em tabelas. O objetivo aqui e claro , aprender a usar corretamente os gráficos para fins em trabalho , ou qualquer outro lugar que tenha que representa uma grande quantidade de informações em valores de um modo organizado e claro para o expectador.

Material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com