TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de quimica

Por:   •  19/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

        Para conhecer a precisão das vidrarias, utilizou-se uma pipeta volumétrica de 25 ml como padrão, colocando 50 ml de água destilada em uma bureta, uma proveta, um balão volumétrico e um béquer. Usou-se uma pipeta de Pasteur para retirar o excesso de água e balanças, analítica e semi-analítica, para a pesagem das gotas em excesso, além de uma pipeta de 5 ml para medir o volume das gotas excedentes.

        Logo após, fez-se a pesagem de quatro rolhas nas balanças analítica e semi-analítica, comparando suas massas.

        O experimento teve como finalidade conhecer os instrumentos do laboratório e saber quais são os mais precisos para calcular o volume.

        Concluiu-se que a bureta e o balão volumétrico foram os mais precisos.

Introdução

  1. 1. Balão volumétrico: usado para preparar volumes de soluções com maior precisão. Possui um longo pescoço cilíndrico marcado por um traço de aferição, chamado de menisco, para que se possa medir determinado volume de líquido.

2. Béquer: usado para dissolução de uma substância em outra, preparar soluções em geral, aquecer líquidos sobre tela de amianto e realizar reações. Não deve ser empregado para medida de volume devido à sua pouca precisão.

3. Bureta: usada para medir volumes de líquidos ou soluções por escoamento. Possui um volume morto o qual se preenche primeiramente para em seguida completar com o volume desejado. É um instrumento de precisão.

4. Proveta (ou cilindro graduado): usada para medir e transferir volumes de líquidos e soluções. Não é de muita precisão.

5. Pipeta volumétrica: usada para medir ou transferir um volume fixo de um líquido ou solução, com maior precisão do que a da pipeta graduada.

6. Pipeta graduada: usada para medir e transferir volumes variáveis de líquidos ou soluções, com precisão maior que a da proveta.

7. Pipeta de Pasteur: é um utensílio tipo conta-gotas que serve para efetuar a transferência de pequenas porções de líquidos.

8. Vidro de relógio: usado para pesar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes.

9. Pera de sucção: é utilizada para sugar produtos químicos em outros instrumentos, como a pipeta graduada e a pipeta volumétrica, sem, assim, o usuário ter contato direto com o líquido.

10. Balança analítica: é um aparelho de alta sensibilidade com precisão de quatro casas decimais; usado para medir massas em um sistema isolado.

11. Balança semi-analítica: instrumento utilizado com a finalidade de medir massas em um sistema não isolado. Possui pouca precisão por sofrer alterações do meio-externo.

(b) Relevância do experimento

        O conhecimento teórico antes do experimento fornece cálculos analíticos que preveem o resultado do procedimento. Se não existir precisão dos instrumentos de medida pode haver incompatibilidade com os resultados requeridos. Torna-se necessário e imprescindível a utilização do instrumento adequado a cada experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com