TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de sinais

Por:   •  16/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

OSCILOSCÓPIO

1-Introdução

O osciloscópio é um dos mais aperfeiçoados e versáteis instrumentos de medição. Ele consiste basicamente em um tubo de raios catódicos que possibilita entre outras coisas medidas de corrente de tensão elétrica através das deflexões de um estreito feixe eletrônico. Na posição em que o feixe eletrônico incide sobre uma tela fluorescente, ele produz um ponto luminoso. Através dos deslocamentos deste ponto podem ser feitas medidas bastante precisas de tempo e de tensão, como também ser produzidos gráficos estabilizados de tensões periódicas.

O osciloscópio “torna visível" o sinal e possibilita a análise da sua forma, podendo à grosso modo ser considerado um aperfeiçoamento do multímetro, pois fornece indicações do comportamento de uma tensão ou corrente ao longo do tempo.

Ele é formado por circuitos que fazem com que um feixe de elétrons se mova de acordo com o sinal nele injetado. O sinal é então mostrado sobre uma tela fosforescente.

Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal elétrico, o osciloscópio é um instrumento indispensável em qualquer tipo de laboratório e em situações tão diversas como o diagnóstico médico, mecânica de automóveis, prospecção mineral, etc. O osciloscópio permite obter os valores instantâneos de sinais elétricos rápidos, a medição de tensões e correntes elétricas, e ainda freqüências e diferenças de fase de oscilações.

Osciloscópio.

2-Objetivos

Familiarizar-se com o manuseio e ajuste dos controles de um osciloscópio.

Conhecer o principio físico de funcionamento de um osciloscópio e utilizá-lo para medir tensão, período e freqüência.

Determinar as características de um sinal ondulatório seja este Senoidal triangular ou quadrado.

3- Materiais utilizados

1. Osciloscópio;

2. Gerador de ondas senoidais, triangulares e quadradas;

3. Painel com plugs de conexão e cabos de ligação;

4. Fonte de tensão DC;

5. Multímetro digital;

4-Desenvolvimento

4.1- Procedimentos experimentais:

Para medirmos a tensão de um sinal qualquer com o osciloscópio, utilizamos como referência o eixo Y.

O controle do atenuador vertical é graduado em VOLTS/DIVISÃO, ele indica quantos volts devem ser atribuídos a cada divisão. Por exemplo, tem-se um sinal senoidal visualizado na tela do osciloscópio com 3 divisões verticais de pico a pico e o controle do atenuador vertical está marcando 1V/DIV, isto quer nos dizer, que cada uma das divisões no sentido vertical da tela corresponde a 1V. Então, temos que o valor da tensão de pico a pico deste sinal é 3 x 1 = 3V. O valor de pico que corresponde a metade é 1,5V. E o valor da tensão RMS para este sinal senoidal é 3V/(2)½ = 2,12V

Inicialmente ligou-se o gerador de sinal e ajustou-o para a curva senoidal. Então, mediu-se com o multímetro a tensão de saída do gerador. Ligou-se o osciloscópio e conectou-se a saída do gerador de sinal à entrada vertical do osciloscópio. Em seguida mediu-se a tensão de pico e tensão de pico a pico, a partir das divisões observadas na tela do osciloscópio e pelo ajuste da mesma em Volts/Divisão. Fez-se a conversão para tensão eficaz. Repetiu-se o procedimento para uma frequência e amplitude diferentes no osciloscópio e para as ondas do tipo triangular e quadrada. Com os dados coletados, completou-se a Tabela I.

Tabela I

Sinal Volt/div nºdiv (VPP) VPP NºDiv/VP VP Vref=vrms Valor mult. desvio

Senoidal 2 4 8 2 4 2,82842712 2,85 0,007627

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com