TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Filme A Meta

Por:   •  22/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso Engenharia de Produção

FILME- A META

Disciplina: Engenharia de Produto

Aluna: Juliana de Lima do Nascimento

Matrícula: 201512469327

O fime “ A Meta “ que tem como base o livro escrito por Eliyahu Goldratt de 1984, trata a realidade de um gerente que se vê em difícil situação, pois o dono da fábrica deseja aumentar a lucratividade dentro do período de 3 meses, caso não conseguisse, a fábrica seria fechada.

Ao encontrar um antigo professor ao qual pede conselhos, o profissional começa a pensar em porque a fábrica que possuía equipamentos e uma boa estrutura, não conseguia atingir a meta e gerar mais lucro. Com isso, ele começa a analisar os processos produtivos com mais detalhes, e descobre os principais pontos que precisa trabalhar e melhorar.

Os principais problemas apresentados pela fábrica são:

- Queda de vendas;

- Pedidos atrasados;

- Estoque alto;

- Custo de produção e armazenamento superando a lucratividade;

- Peças produzidas sem finalidade;

- Máquinas atrasando o processo produtivo (gargalo);

- Peças defeituosas.

A primeira medida para eventual mudança foi achar o gargalo da produção através da análise do tempo de cada operação e depois, comparar com sua capacidade. Aquele no qual o processo fosse mais demorado era o gargalo que simultaneamente controlava a velocidade das operações. Ou seja, quanto mais rápido os produtos passam pelo gargalo, mais rápido era o processo e quanto mais devagar os produtos passavam pelo gargalo, mais demorado era o processo produtivo.

Após a análise de cada processo da fábrica, foi descoberto que a máquina principal passava muito tempo desligada atrasando todas as operações. Com isso, descobriu-se o gargalo. Além de tudo, sobrecarregava as peças.

Implantou-se também um controle de qualidade devido ao desperdício e grande número de peças defeituosas afetando na qualidade dos produtos. Com esse novo processo, o problema com desperdício foi controlado.

Ao final, o processo produtivo consideravelmente mais eficaz. As vendas aumentaram, os estoques reduzidos, os atrasos diminuíram e o lucro, que era a principal meta da empresa foi o melhor nos últimos anos.

Concluímos que, a partir da análise, do tratamento e de utilizar a capacidade máxima dos equipamentos, retirando suas restrições, a fábrica conseguiu se tornar uma das mais produtivas e lucrativas do mercado. E a meta foi alcançada, sem fechamento da fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com