TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnico Sobre a Empresa Gran Norte

Por:   •  19/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 8

FACAM – FACULDADE DO MARANHÃO

ENGENHARIA CIVIL 6º PERÍODO

RELATÓRIO TÉCNICO ACERCA DA PRODUÇÃO DE BRITA.

Pedro Lucas Batista Nascimento

São Luís – MA

01/12/2022

Pedro Lucas Batista Nascimento

RELATÓRIO TÉCNICO ACERCA DA PRODUÇÃO DE BRITA.

Relatório técnico, do curso de engenharia civil, apresentado à disciplina Obras de terra e rocha, na Faculdade do Maranhão – FACAM, para a obtenção de nota referente ao conceito do segundo trimestre sob a orientação do professor André Mathias.

São Luís – MA

01/12/2022

RESUMO

Este relatório tem como objetivo demonstrar as principais etapas que se seguem para a produção (mineração) em larga escala de brita para as regiões próximas, desde o cumprimento das normas até a correlação entre a extração e as exigências para com o meio ambiente, fornecendo exemplos claros e simples a respeito deste assunto que envolve vários seguimentos distintos. Tal projeto iniciou-se na empresa GRANORTE, onde fomos recebidos pelo instrutor do local, o senhor Jomar Berlford, o mesmo nos forneceu informações acerca deste assunto e nos guiou pela planta onde ocorria o processo.

Palavras-chave: Mineração, etapas de desmonte.

ABSTRACT

This report aims to demonstrate the main steps that follow for the large-scale production (mining) of gravel for nearby regions, from compliance with regulations to the correlation between extraction and requirements for the environment, providing examples clear and simple about this subject that involves several different segments. This project began at the GRANORTE company, where we were received by the local instructor, Mr. Jomar Berlford, who provided us with information on this subject and guided us through the plant where the process took place.

Keywords: Mining, dismantling stages.

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO1

2 OBJETIVOS2

3 METODOLOGIA3

3.1 Maquinário em Geral4

3.2 Sondagem5

3.3 Decapeamento6

3.4 Explosivos7

3.5 Separação dos Tipos de Brita8

3.6 Trasporte de Resíduos 9

3.7 Manutenção e Seguraça 10

3.8 Reflorestamento11

4 CONCLUSÃO12

 REFERENCIAL TEÓRICO13

INTRODUÇÃO

A fundamentação por trás deste trabalho baseia-se em uma visita técnica realizada no dia 18/11/2022. Como bem sabemos o Brasil é referência no ramo da extração de minérios, pois seu solo possui uma vasta gama de diversidade mineralógica, portanto esta pesquisa de campo visa demonstrar de forma prática tudo o que presenciamos em sala.

Por meio de uma expedição na empresa GRANORTE tivemos a chance de experenciar de perto os meios de extração e alocação dos variados tamanhos de brita, sua importância para diferentes setores da construção civil e o impacto gerado no mercado de trabalho. Também podemos averiguar a demanda pelo material no cotidiano juntamente com os meios utilizados para contornar os impactos ambientais gerados pela mineração.

2 – OBJETIVO

Tal relatório tem como intuito a explanação dos meios de mineração da brita, visando as colocações de cada etapa individualmente, demonstrando de forma objetiva e concisa todos os processos que levam ao produto final.

3 – METODOLOGIA

3.1 – MAQUINÁRIO EM GERAL

Antes de darmos início aos procedimentos que são utilizados no processo da mineração da brita, é importante darmos um adendo ao maquinário que é mais utilizado em geral, sua importância e fluxo de veículos dentro da jazida. Por questões de direitos autorais, utilizaremos imagens pesquisadas para não comprometer a integridade da empresa.

Caminhão Caçamba (figura 1): indispensável no transporte de materiais, extremamente eficiente, podendo chegar a transportar até 8 toneladas. 

[pic 1][pic 2][pic 3]

Escavadeira (Figura 2): Responsável pela alocação dos agregados em cima dos caminhões de transporte, facilitando a rapidez e eficiência na planta de trabalho. 

[pic 4][pic 5][pic 6]

Planta de Britagem (Figura 3): Utilizada especificamente para a separação dos agregados de brita, fazendo uso de esteiras com peneiras vibratórias, e, portanto, o dimensionamento e alocação correta de cada tipo específico. Ex: Pó de brita, brita 1, brita 2 e brita 3.

[pic 7][pic 8][pic 9]

3.2 SONDAGEM

É importante ressaltar que antes que se iniciem os processos de extração, é feito um estudo da área com uma equipe especializada, que, através de sondagens podem determinar com bastante precisão o tipo de material a ser extraído tal qual a profundidade e as dimensões onde a rocha mãe está alocada. Esse estudo é de grande importância, pois potencializa as práticas de mapeamento, reduzindo as incertezas e por consequência gastos desnecessários.

Tal processo tem início por meio de testemunhos obtidos através de sondagens de perfuratriz (Figura 4), na qual a mesma insere a uma certa profundidade uma broca que coleta o material dentro de um cilindro, fornecendo dados que após serem aplicados indicam com precisão até onde vai a rocha mãe e em qual local é mais ideal para se iniciar o processo de extração.

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

3.3 DECAPEAMENTO

Consiste primeiramente na supressão da área vegetal (Figura 5), ou seja, a remoção de todas as plantações por perto, após isso se dá início a retirada da camada de terra que está sobre a rocha a ser extraída, viabilizando o desmonte por meio de maquinário ou explosões controladas. Após o processo da retirada de terra é instaurado o andamento do sistema de coleta, aonde os maquinários chegarão e levarão o material para uma área previamente designada.

 

[pic 13]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com