TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA TÉCNICA A EMPRESA DE CONCRETO - EMPOLMIX

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA.

                                 

                                        Santo Antônio de Jesus-BA

Junho-2015.2


[pic 2]

Anderson Santos, Djacson Miller e José Fernando

                                 

Relatório de Visita Técnica a Concreteira Empolmix - Empol Pavimentações e Obras Ltda. – Epp. 

[pic 3]

Professor Orientador: Rycart Pinheiro

                                   

                                          Santo Antônio de Jesus-BA

Junho-2015.1

APRESENTAÇÃO

Atendendo à solicitação do professor MSc. Eng° CIVIL Rycart Emmanuel Pinheiro da Silva da disciplina Introdução a Engenharia, apresentamos o relatório das atividades desenvolvidas durante a visita a empresa concreto usinado Empolmix – Empol Pavimentações e Obras Ltda. - Epp. É no Bairro do Amparo Rodovia BR 101 Zona Rural de Santo Antônio de Jesus-BA.

.

OBJETIVO

  • Observa o processo de administração;
  • Conhecer as atividades desenvolvidas na empresa;
  • Relatar possíveis atividades em andamento na empresa e seus objetivos;
  • A importância que se atribui a “qualidade dos serviços prestados” no contexto da empresa.

PROGRAMA (ROTEIRO)

  • Chegada a empresa às 08:40h;
  • Visita ao setor de produção;
  • Atividades desenvolvidas: Concreto Usinado para construção civil;
  • Término da visita às 10h.

INTRODUÇÃO

Fomos recepcionados pelo Sr. Jhames, Funcionário que nos apresentou os setores de produção da EMPOLMIX com detalhes.

O local é dividido em setores bem calculados, cada setor exercendo uma função há um cronograma de entrada e saída de material, um ciclo de agilidade tornando o trabalho mais rápido. Conhecemos o processo de composição do concreto usinado juntamente com os setores onde comporta os materiais para confecção do mesmo.

A empresa tem a preocupação e disponibilidade utilizando equipamentos para fazer testes do possível concreto e agregados vendido, tendo o corpo de prova a exigência do cliente. Os lugares onde são armazenados os agregados são separados A empresa desenvolve suas ações e como se procedem as características da empresa além de trazer elementos importantes para discutirmos a característica do concreto enquanto material de construção e suas vantagens na execução de construções, sendo a agilidade e o fator econômico citados como divisores importantes no contexto da fabricação e entrega do produto.

A visita trouxe possibilidade de reflexão acerca da condução dos trabalhos executados pela empresa sendo que as considerações finais apresentam nossas conclusões que são pautadas na visita técnica e no aporte teórico pesquisado além do material didático já visto na aula.

Os materiais que são utilizados para confeccionar o concreto usinado são; areia branca, areia lavada, gravilhão 3/8, gravilhão 5/8, cimento, agua, primeiro o material é todo pesado em uma medida ideal a exigência do pedido; a operação é toda feita através de uma central de comando que leva os agregados para o caminhão de concreto para enfim serem misturados até ficar na liga desejada pelo consumidor, esses processos são feitos de 30 a 40 vezes por dia em uma carga horaria de 8 horas.

DESENVOLVIMENTO

Com a visita podemos observar como funciona os processos de fabricação e transporte do concreto, isso, desde o processo em que o cliente liga pedindo um determinado tipo de concreto até a fase de entrega e de testes do material.

[pic 4]

O endereço da Empolmix – Empol Pavimentações e Obras Ltda. - Epp. É no Bairro do Amparo Rodovia BR 101 Zona Rural de Santo Antônio de Jesus.

Ainda de acordo com a visita foi possível observar que o concreto é um material formado pela mistura de cimento, água, agregados (areia e pedra) e, possíveis aditivos.
Nas centrais de concreto, existe todo um equipamento especializado em produzir o concreto em altas demandas e ao chagar na obra eles providenciam também o transporte do concreto até o local de aplicação do mesmo. Com isso o serviço se torna bem mais produtivo; -   Diminuição de Perdas de Alguns Agregados e Também do Cimento da Obra onde a dosagem do concreto é um serviço que exige um bom desempenho e isso se torna por muitas vezes improvável de se ter numa concretagem dentro da obra, já que se trata de um serviço repetitivo e o número traços é muito grande devido ao volume demandado. Nesse processo de dosagem em transporte para o local da aplicação é que se chega a evidentes perdas que influenciam no orçamento da obra. É possível observa-se perfeitamente a boa produtividade do concreto usinado comparado ao concreto. O concreto geralmente mobiliza um número maior de operários, pois além do processo demorado da dosagem do concreto que é feito por uma pequena betoneira, existe ainda a necessidade do transporte para o pavimento a ser utilizado.

A garantia do controle de qualidade do concreto previne nossa obra de futuras patologias estruturais e estudos para uma conferência da resistência do concreto utilizado. Com isso além de economizar, iremos também garantir uma segurança no que diz respeito à qualidade na nossa estrutura de concreto. 

A usina define o traço de acordo com a solicitação da obra e no caminhão betoneira os materiais: cimento, areia, brita e água. Pode-se lançar parte da água no caminhão, deixando-se para completá-la na obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (331.5 Kb)   docx (227.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com