TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Trabalho de Campo

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

GEOLOGIA

Relatório do Trabalho de Campo

Carina Imaculada Ferreira

Franciely Benfica Arcanjo

04 de Dezembro de 2018

João Monlevade – MG

Relatório do Trabalho de campo realizado na cidade de Catas Altas- MG

Trabalho desenvolvido pelas alunas do 1º

                                                          Período curso de Engenharia Civil, com

                                                           objetivo de apresentar as características

                                                   geológicas e geográficas da região.                                                                    

Professor: Leonardo Gouveia

 

04 de dezembro 2018

João Monlevade – MG

SUMÁRIO

  1. Introdução............................................................................................... 4
  1. Características Geograficas..............................................................5
  2. Características Geológicas................................................................6
  1. Anotações de Campo.............................................................................7
  2. Considerações finais............................................................................15
  3. Bibliografia............................................................................................16

  1. Introdução

A região de Catas Altas é favorecida com uma inigualável beleza natural conhecida como serra do Caraça. Surgida através de um fenômeno natural ocorrido a milhares de anos, conhecido como convergência de placas tectônicas ocasionando o dobramento de algumas regiões. Erguendo-se assim, diversas cadeias de montanhas, onde a serra do caraça faz parte de um trecho que atravessa todo estado de Minas Gerais, sendo este conjunto a serra do espinhaço estando localizada no quadrilátero ferrífero.

Ao realizar o trabalho de campo nos foi agregado a amplitude do conhecendo sobre o valor do estudo da geologia. Foi notado a quão rica é a região ao se tratar de diferentes tipos de rochas e a abundancia em diversas jazidas minerais. A região também é um cenário nítido de fenômenos naturais, como o ciclo de aplainamento onde a região da cidade vizinha (Santa Bárbara) está localizada em um plano consideravelmente mais baixo em relação a região da serra.

O objetivo desse trabalho é mostrar a importância que a visita a cidade de Catas Altas agregou ao nosso conhecimento nos estudos da geologia, juntamente com o que nos foi ensinado em sala de aula.

  1. Características Geográficas

A cidade de Catas Altas-MG, localizada no interior de Minas Gerais, situada no pé da Serra do Caraça, a 120 km de Belo Horizonte, tem como principal atividade econômica a extração do minério de ferro.

Segundo o IBGE o município possui 4.846 habitantes, e se estende por 240km². A densidade demográfica é de 20,2 habitantes por km², situada à 747m de altitude, Catas Altas tem as seguintes coordenadas geográficas: latitude -20.074; longitude -43.3986.

A cidade possui a característica de clima tropical semi-úmido, com verões chuvosos e invernos secos.

O relevo se encontra em área de transição entre a vegetação Ombrófila Densa (sendo encontrada em áreas de solos mais férteis com maior humidade ou margeando os cursos hídricos na forma de matas ciliares), e em campos Rupestres (ocorre nas áreas mais elevadas, reflexo da topografia e abundancia de afloramentos rochosos).

 

  1. Características Geológicas

No município é encontrado elementos geológicos consideráveis da evolução Pré-Cambriana. A área apresenta em sua constituição geológica seis grupos de rochas, a que ocupa maior parte da área é o quartzito e itabirito, representando as áreas mais altas do Caraça.

[pic 2]

Revista Geográfica do Recife UFPE- DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n 1, setembro 2010

  1. Anotações de Campo

Durante o percurso foram realizadas diferentes paradas em pontos estratégicos, onde foi possível visualizar diferentes rochas e processos.

A primeira parada foi no Morro D´Agua Quente, em um local que era possível visualizar parte da serra do rola moça. Neste local nos foi apresentado como cenário do processo de laterização no qual o solo acumula grande quantidade de óxidos hidratados de ferro, o que modifica sua composição e coloração, tornando-se avermelhada. É um processo que decorre do intemperismo químico, que é ocasionado pelas águas das chuvas que vão ao longo do tempo lixiviando o solo e após milhares de anos obtém-se uma grande concentração de ferro. Segundo o Professor Leonardo Gouveia no Brasil o sistema de geomorfologia está associado com água, pois com as águas das chuvas e dos rios vão “lavando” o solo gerando a formação da canga.

[pic 3]

A segunda parada foi realizada no adro da Igreja no centro da cidade de Catas Altas, local onde se pode ver a Serra do Caraça com melhor visibilidade. Neste ponto os professores explicaram o fenômeno que originou o surgimento da serra naquele local, que foi a partir do choque ou atrito entre dois blocos tectônicos gerando a orogenia causada pela deformação compressiva de regiões mais ou menos extensas de litosfera continental.

[pic 4]

Nosso destino foi a cachoeira da santa, durante o percurso encontramos diversos tipos diferentes de rochas, naturais do cenário.

  • O quartzito é facilmente encontrado, é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo e possui dureza 7, sua estrutura é maciça e não foliada, mas pode ser encontrado havendo foliações devido a presença de mica. Como mostrado na imagem abaixo, a linha de quartzo formou-se com o processo de metamorfismo entre as rochas magmáticas, no momento em que a rocha se metamorfiza ela cria fluidos que transportam alguns minerais, fazendo com que eles se agreguem.    

[pic 5]

[pic 6]

  • Durante o percurso foi identificado diversos tipos de rochas como a Mica por exemplo, que faz parte do grupo dos silicatos constituído basicamente de alumínio sódio ou potássio e muitas vezes por ferro e magnésio cristalizado no sistema monoclínico com características clivam basal paralela permitindo uma fácil separação em laminas finas. As Micas ocorrem em rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares em concentração muito variável.

No local foi encontrado a Mica que sofreu o processo de intemperismo, fazendo com que ela seja facilmente dissolvida ao ser tocada.

[pic 7]

  • A Especularita identificada facilmente por ser uma rocha que contém uma cor metálica que brilha contra o fundo cinza ou preto, é conhecida também como hematita especular, ela é constituída por 70% de ferro e 30% de oxigênio, é um mineral muito comum na região sendo o principal constituinte do minério de ferro.

[pic 8]

  • O arenito se forma quando rochas como granito se desintegram pela ação do intemperismo. Os grãos de quartzitos dessas rochas formam areias, quando cimentadas e endurecidas formam o arenito, que é um tipo de rocha sedimentar.

[pic 9]

  • O esteatito, muito conhecida como pedra sabão e usada na região por artesãos. É uma rocha metamórfica de baixa dureza por conter grandes quantidades de talco em sua constituição.  

[pic 10]

  • A hematita compacta é basicamente ferro puro e é de fácil identificação por causa de sua densidade. Foram encontradas em diferentes processos inclusive o de laterização (mostrado na imagem abaixo), a rocha tem pigmentação avermelhada devido a oxidação sofrida durante o tempo, formando futuramente uma canga.

[pic 11]

[pic 12]

Além da belíssima cachoeira da Santa, local de onde se tem uma vista privilegiada da cidade de Catas Altas, observamos também a grande muralha de rocha itabirito onde ouve a exploração de mineradoras para a extração do minério de ferro. No local os professores Leonardo Gouveia e José Alves nos explicaram como aconteceu o surgimento do Itabirito, uma rocha metamórfica que tem o teor de 50% a 55% de ferro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com