TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação existente entre a revolução industrial e a evolução da segurança do trabalho.

Por:   •  22/9/2015  •  Dissertação  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 2

Aula Atividade 1:

Apresentar as conclusões do estudo da relação existente entre a revolução industrial e a evolução da segurança do trabalho.

A Revolução Industrial ocorreu por volta de 1760 com o surgimento das primeiras máquinas a vapor de produção em série, já com relação à segurança do trabalho, essa passou a ter importância no momento em que as organizações notaram que estavam mutilando e matando grande parte do seu contingente de funcionários trazendo desordem social, fato ocorrido após da Revolução Industrial. A partir deste momento houve a necessidade de garantir aos trabalhadores o mínimo de saúde e segurança no ambiente laboral. Surgindo então, as primeiras legislações pertinentes a essas questões.

A saúde e a segurança do trabalho foi estudada desde o início do conceito de trabalho, porém não era levada como algo relevante infelizmente, com a capitalização do mundo moderno e consequentemente o aumento da produtividade e da lucratividade, o homem continua sendo visto como um apertador de botões, como operador de máquina, entre outros, e ainda não é visto como patrimônio, com grande potencial de contribuição para o sucesso do processo produtivo.

No conceito de organização entende-se como organização uma entidade social formada por uma ou mais pessoas, logo sem mão de obra não existe organização. Podemos observar que o funcionário é de suma importância para a organização, porém ele não é visto dessa forma e consequentemente a segurança do trabalho também não.

A segurança do trabalho não visa apenas a integridade física e o bem estar do funcionário, ela também serve para aumentar a lucratividade de uma empresa, pois a produção está intrinsecamente ligada ao trabalhador e se esse não for visto como fator primordial, ela está quebrando uma das pilastras de sustentação que geram efeitos positivos à organização e que na falha de uma dessas o efeito é totalmente negativo podendo ser esse de cunho financeiro ou físico. Portanto a Segurança do trabalho está diretamente entrelaçada com o sucesso de uma organização, seja ela qual for.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com