TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancia Do Planejamento Dos Processos De RH

Ensaios: Relevancia Do Planejamento Dos Processos De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Suely de Oliveira Santos

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Cidade

Barreira-BA

2013

Pricila Amorim de Souza

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social como requisio da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, parcial da disciplina de Atividades Interdisciplinares

Orientação dos professores Clarice da Luz, Valquiria Apª, Maria Lucimar, Maria Angela, Rodrigo M. Jossan Batistute

Barreiras-BA

2013

Índice

Introdução..........................................................................................................04

1ª Etapa.............................................................................................................05

2ª Etapa.............................................................................................................10

3ª Etapa.............................................................................................................15

Conclusão..........................................................................................................16

Referencias........................................................................................................17

INTRODUÇÃO

Toda organização tem (ou deveria ter) uma missão, uma finalidade para a qual foi criada. Esta missão precisa ser bem divulgada e atualizada constantemente, de forma que todas as pessoas envolvidas com a organização saibam qual é a missão da empresa, e assim poder, através de seu trabalho, participar da sua concretização.

Por sua vez, a visão da organização tem a ver com seu futuro, com onde a organização pretende chegar dentro de alguns anos. Ambas (missão e visão) são definidas pela alta direção da empresa, que pode ser entendida como o nível mais alto da hierarquia.

Como sendo um processo da organização, a Gestão de Pessoas deve fazer a sua parte neste planejamento, atuando tanto de forma estratégica, com os outros processos, como definindo para si um planejamento de previsão de pessoal, de forma que haja pessoas disponíveis para realizar o trabalho em quantidade suficiente para se atingir os objetivos organizacionais.

1ª ETAPA

– RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Alemão, Neia e Tiago são três irmãos a frente de um empreendimento: um salão de beleza na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Há quase 30 anos, pais e fiçhos, avós e netos confiam sues cabelos as tesouras habilidosas da família Bertocci.

Com o crescimento do negocio, cresceram também os problemas administrativos e o desafio para os Bertocci é levar o profissionalismo ao salão, sem dixar de lado o ambiente familiar que conquistou tantos clientes ao longo dos anos.

Com o apoio do SEBRAE, a família identificou que, para crescer seria necessário separar as finanças pessoais da empresa;personalizar o ambiente, definir rotinas, implantar controles, definir funções e responsabilidades, organizar os processos e contratar pessoas que faltavam no quadro de funcionários.

Para isso será contratado 01 (um) caixa e 01 (um) auxiliar de limpeza.

Compete ao cargo de caixa executar as atividades de: abrir o caixa e receber o troco do inicio do dia das mãos do gerente adm/fin;receber a comanda, inserir as informações no sistema, informar o valor para o cliente efetuar o pagamento,recebe o pagamento,emitir o recibo ou nota fiscal;executar o fechamento do caixa (conferir o valor real com o inserido no sistema); executar o pagamento e vales dos funcionários; executar o pagamento de contas.

Ao auxiliar de limpeza compete ser o responsável pela limpeza geral do salão , banheiros, copa e demais dependências; abastecer de café a maquina quando necessário;lavar xícaras e copos ;servir café, água aos clientes e funcionários; dar destino para o lixo diário repor e avisar da falta de produtos de limpeza,descartáveis e de higiene pessoa.

O recrutamento adequado garantirá condições para uma gestão otimizada que acaba por promover mais sucesso à empresa e também economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.

De acordo com CHIAVENATO (2001), a excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento das pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas.

Existem dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. O recrutamento externo é utilizado para atrair os candidatos que estão fora da instituição. O gestor de pessoas da organização é responsável por preencher vagas sempre buscando um melhor perfil e de forma que organização consiga economizar recursos e otimizar resultados.

O Processo de Seleção começa com a análise dos currículos dos candidatos que pode vir a ter um volume muito grande quando a empresa utiliza recrutamento por meio de anúncios na mídia, contudo após uma breve leitura grande parte deste volume de currículos será descartada. Os principais métodos utilizados para a seleção são:

• Triagem preliminar dos currículos;

• Entrevista; Informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com