TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Conceitual Interpretativa

Por:   •  4/6/2019  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: GLAUCIENE APARECIDA BATISTA RAMOS               MATRÍCULA: 539347

ENGENHARIA DE PRODUAÇÃO

RESENHA DO FILME RECÉM CHEGADA

Percebe-se que o filme retrata a história de uma executiva chamada Lucy, que recebe uma missa de ir para uma fábrica em New Ulm no Minnesota para cortar 50% dos funcionários, devido a uma estratégia de mecanização que a matriz deseja implementar. Ela não é bem recebida, até porque toda vez que algum representante da matriz aparece na fábrica ocorre uma demissão.

Todavia, não é inicialmente interessante para Lucy manter contato com as pessoas da cidade, ele só pretende fazer o seu trabalho. Entretanto, ela acaba se envolvendo com as pessoas do lugar e mudando de ideia com relação às demissões, o que não é unicamente função dela, já que as demissões já estavam decididas pela matriz.

Com isso, vemos a estrutura de mudança organizacional, no qual é entendida como uma adequação às exigências do mercado, causada pela influência do ambiente externo ou do ambiente interno e que nesse caso foi causada devido ao envelhecimento do produto perdendo mercado. Nesse caso tivemos a mudança transformacional, que implica em grandes alterações nos processos da empresa, sendo reestruturada internamente para atender a uma nova estratégia. Geralmente é utilizada diante de sérias crises ou da necessidade de se reposicionar no mercado, afetando todos os âmbitos da empresa, funcionários, líderes, produtos e, por isso, pode ser de mais difícil assimilação pelos colaboradores.

Vemos por tudo que procede, que a mudança organizacional vem como forma de fazer pequenas ou grandes alterações, mas que em qualquer intuito o objetivo é sempre o mesmo, aumentar produção ou lucro para que a empresa consiga crescer cada vez mais.

RESENHA DO FILME FÁBRICA DE LOUCURAS

O Filme retrata a história de moradores da cidade de Hadleyville e que direta ou indiretamente são afetados pela crise de uma fábrica de automóveis que irá fechar. Para isso eles contam com a ajuda de Hunt que consegue convencer a um grupo de japoneses a investir na fábrica.

Entretanto, logo em seguida, pela diferença de cultura norte-americana x japonesa, há um certo conflito cultural entre eles. De um lado os americanos que não conseguem se adaptar à pontualidade, prontidão, padronização dos japoneses e do outro os japoneses que querem implementar o toytotismo mas que não encontram sucesso. Logo, isso e o baixo rendimento em comparação com os japoneses, faz com que os desistam de investir na fábrica.

Contudo, no segundo tempo vê-se uma junção entre os japoneses e os americanos para salvar a cidade. Temos a alta eficiência do toyotismo e os defeitos do fordismo, isso “no filme” faz com que salva a fábrica, embora na vida real a eficiência é primordial, sem mais.

A relação do filme com a mudança organizacional dá-se por meio da mudança total no processo, que quer ser implementada através do toytismo. Nesse caso temos a mudança incremental que busca a implantação de melhorias aos processos existentes para, assim, atribuindo a maior capacidade de crescimento e sucesso a empresa.

Portanto, é notório e imprescindível a padronização de certas funcionalidades, para que isso seja concluído com êxito é necessário treinamentos e transparência com relação ao objetivo da empresa, tarefa fundamental para o Engenheiro de Produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com