TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Desenvolvendo a gestão estratégica na empresa

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha 6

AFFONSO, Anibbal. Desenvolvendo a gestão estratégica na empresa. Blog Dicas de Gestão, 4 de abril de 2017.

André L. de O. Nogueira¹

13/0154091

Nesse texto, o Professor Anibbal analisa o processo de gestão estratégica nas empresas. Esse processo tem como objetivo manter a empresa em equilíbrio e para isso é necessário que a mesma se antecipe as mudanças ambientais e se adapte rapidamente as transformações.

A gestão estratégica é um conjunto de etapas inter-relacionadas e interdependentes. Ela contempla a análise do ambiente externo, que considera a relação entre a empresa e seu entorno, e a análise interna, que identifica pontos fortes e fracos da empresa por meio de uma análise comparativa com outras empresas do seu segmento de atuação. Após a análise interna e externa é necessário definir os objetivos estratégicos da organização. Essa estratégia deve definir quais produtos e tecnologias serão desenvolvidos, para quem os produtos serão comercializados e como a empresa irá buscar vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Após a definição dos objetivos estratégicos, é necessário definir o objetivo de cada negócio que a empresa atua. Caso haja somente um negócio, os objetivos podem ser unidos, transformando-se na estratégia empresarial. Definido os objetivos, passamos para elaboração dos planos funcionais das diversas áreas da empresa. As áreas mais comuns são Comercial, Financeiro, RH, Produção, Marketing, entre outras.

Para que a gestão funcione é essencial que a empresa monitore o desempenho da estratégia por meio de indicadores de desempenho. Ao longo do tempo também é necessário verificar se houve mudanças ambientais que justifiquem a mudanças na estratégia.

_____________________

 1 Texto apresentado à disciplina Gestão Estratégica ministrada pelo professor Anibbal Affonso – UnB (1º semestre de 2018)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com