TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cenário cultural para as empresas

Por:   •  7/7/2015  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Rio de Janeiro, 03 de junho de 2015

Trabalho Planejamento Estratégico e Análise de Cenários

Yasmin D´Almeida Chedid

Tema 1- Cenário Cultural

O termo cultura vai ter diferentes significados, varia de acordo com a pessoa. É um conceito muito amplo. A cultura influencia muito no comportamento, na forma de lidar com o corpo, nas preferências, nos processos de tomada de decisão e, principalmente, afeta o consumo. O comportamento tanto individual como coletivo é persuadido pelas normas, regras da sociedade que são os limites culturais do que é aceitável ou não. A cultura é dinâmica e dificilmente percebida por aqueles que a praticam, mas quando duas ou mais culturas distintas defrontam-se (“choque cultural”) e as diferenças ficam evidentes, ela é identificada e nem sempre compreendida.

Quando uma empresa expande suas barreiras, ela pode ter dois caminhos: o do sucesso ou do fracasso. É sempre um risco entrar em uma nova região. Quando ela entra em um cenário desconhecido, suas ações deverão se adequar a cultura de determinado lugar para obter o sucesso. Hoje, cada vez mais, as empresas estudam as características culturais do local-objetivo antes de realmente implementarem medidas empreendedoras. Isso ocorre porque um mesmo objeto, uma mesma propaganda pode ser percebida de diversas formas. A Coca-Cola, por exemplo, no Brasil, produzem propagandas relacionadas à família porque a sociedade brasileira é vista como familiar (o almoço de domingo que reuni a família) então a marca tende a se adaptar a essa cultura por querer criar uma identificação/aproximação entre a marca e o cliente.

Acredito que muitas empresas devem seguir dois caminhos: o da adaptação e o da inovação. O primeiro é relacionado à como a empresa vai ser comportar quando adentra em um novo mercado, ela deve se adaptar e respeitar a diversidade cultural. É necessário ela compreender as características peculiares desse novo lugar, desde as físicas até fatores como a religião dominante. Caso contrário, a empresa pode não só fracassar como provocar conflitos naquela região. O segundo caminho que eu penso ser necessário para uma empresa seguir é o de inovar, que ocorre após a adaptação. O empreendimento ela deve, após conciliar as atribuições da empresa com a cultura,  inovar, tentar mostrar novas características para aquela sociedade ( não é mudar a cultura), tentar agradar não só a maioria. O mercado está em constante mudança, entendo que as empresas devem relacionar cultura com inovação para não cair na “mesmice”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com