TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - energias renvaveis

Por:   •  7/12/2015  •  Resenha  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

ENERGIAS RENOVÁVEIS: UM FUTURO SUSTENTÁVEL

MOREIRA, Gabriela Laryssa Oliveira

GOLDEMBER, José; LUCON, Osvaldo. Energias renováveis: um futuro sustentável. São Paulo: Revista USP, nº 72, p. 6-15, dezembro/ fevereiro 2006/2007.

José Goldemberg é Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP); Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Secretário de Ciência e Tecnologia; Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República; Ministro da Educação do Governo Federal e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; professor/pesquisador: da Universidade de Paris (França): Princeton (Estados Unidos); High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford, EUA; Universidade de Toronto, Canadá e ocupante da Cátedra Joaquim Nabuco da Universidade de Stanford (Estados Unidos). É Membro da Academia Brasileira de Ciências e Acadêmia de Ciências do Terceiro Mundo; Co-Presidente do Global Energy Assessment, sediado em Viena. É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Meio Ambiente e Energia em geral. Foi selecionado pela "Time Magazine" como um dos treze "Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007". Recebeu o prêmio "Blue Planet Prize 2008" concedido pela Asahi Glass Foundation.

Já Osvaldo Lucon é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1986). Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2004). Mestrado (MSc in Clean Technology, Chemical & Process Engineering) pela Universidade de Newcastle, Newcastle upon Tyne, Reino Unido (1997) revalidado como Mestrado em Energia pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo - PIPGE-IEE-USP (1998). Doutorado em Energia pelo PIPGE-IEE-USP (2003). Assessor para Mudanças Climáticas do Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, desde 2002. Engenheiro concursado da CETESB (Agência Ambiental do Estado de São Paulo), celetista desde 1992. Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - PPGE-IEE-USP, atuando desde 2002 Professor Convidado da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, Direito e Relações Internacionais), PUC-SP (Pontíficie Universidade Católica de São Paulo, COGEAE) Temas principais: mudanças climáticas e energia, poluição do ar, desenvolvimento sustentável e biocombustíveis, regulação.

O artigo aborda como o homem em diferentes tempos e espaços, vem extraindo da natureza diversas fontes de energia, distinguindo o que são fontes renováveis e não renováveis. Assim, diante do aumento significativo de energia nos últimos anos, os autores apresentam o status atual da matriz energética mundial a partir dos índices de consumo das fontes renováveis e não-renováveis tanto dos países desenvolvidos, quanto dos em desenvolvimento e esclarece os principais desafios nos dias de hoje. Descreve os limites das reservas ainda disponíveis e os principais impactos ambientais sofridos em contextos locais, regionais e globais a partir de estimativas de emissões de carbono no ano de 2000. Finaliza o texto, discorrendo sobre as possíveis soluções no que se refere ao consumo das diferentes fontes de energia.

Iniciam a abordagem do tema ao mencionar que desde os primórdios, o homem necessita de energia pra sobreviver, tal dependência tem mudado de certa forma, pode-se dizer que a necessidade está evoluindo, aos poucos ser humano mudou a forma de obtenção energética.

A princípio era utilizada a pedra lascada e através da caça conseguida a energia suficiente para a sobrevivência. Posteriormente, houve o domínio do fogo e, depois de muitos anos, com a revolução industrial tivemos a criação da máquina a vapor, sendo criado mais adiante os motores a combustão interna e motores elétricos. Após todos esses anos é obvio que o consumo de energia por habitante da Terra aumentou e que esse aumento foi consideravelmente alto.

A obtenção de energia hoje é tida de diversas formas, existe na atualidade dois tipos de energia, as fontes de energia renováveis (retiramos da natureza algo que ela repõe rapidamente, ventos, luz solar ou o calor interno da terra, por exemplo) e as não renováveis (retiramos da natureza algo que esta não pode repor de imediato, como por exemplo o petróleo ou fontes provenientes de minerais).

A principal fonte de energia é o petróleo, contudo esta além de ser poluente, é finita e por esses motivos tem gerado grandes preocupações. Temos em reserva petróleo para aproximadamente 50 anos, carvão mineral para os próximos 250 anos (aproximadamente), mas são fontes poluentes e é um desafio a substituição dessas por uma fonte menos poluente e mais abundante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com