TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Experimentos Reais e Virtuais

Por:   •  11/2/2020  •  Resenha  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

CREDENCIAIS DOS AUTORES

Adriana Gomes Dickman: Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado sanduíche em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e City University of New York (1996). Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente no uso de tecnologias no ensino de física e no Ensino de Física para estudantes cegos; Em Física estatística desenvolve trabalhos com ênfase em transições de fases de não equilíbrio e simulação de sistemas biológicos.

RESUMO DA OBRA

A obra aborda o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para docentes do ensino médio de uma escola técnica de São Paulo com o intuito de ensinar tópicos de eletricidade, utilizando como ferramenta de ensino-aprendizagem laboratórios reais e virtuais. É aplicado quatro estratégias de ensino com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm, já que é um dos conteúdos que os alunos possuem mais dificuldade para compreender. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir cada tópico. Encerrando o artigo, os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real,apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula.

CONCLUSÃO DA RESENHISTA

O ensino de Física é uma questão que vem sendo discutida desde os primeiros simpósios até hoje em dia, especialmente na escola pública, ainda é fortemente influenciado pela ausência do laboratório de ciências, pela formação docente descontextualizada, pela indisponibilidade de recursos tecnológicos, desvalorização da carreira docente, estimula a aprendizagem mecânica de conteúdos desatualizados, é comportamentalista e em alguns casos não incentivam a aprendizagem significativa.

Segundo os PCNS- ENSINO MÉDIO, a Física deve apresentar-se, portanto, como um conjunto de competências específicas que permitam perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos por ela construídos. E esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Projetando-se este para as redes municipais, estaduais e federais, pode-se imaginar a realidade múltipla que a educação pública vive, na qual cada professor segue o caminho que considera melhor, de acordo com a realidade de cada turma e escola.

No processo de ensino-aprendizagem, verifica-se que somente os dados teóricos em sala de aula, através de aulas expositivas não são suficientes para despertar o interesse e atenção dos alunos nos assuntos programáticos das disciplinas, principalmente quando são apresentados dados teóricos, com utilização de fórmulas e cálculos. Com isso, podem ser utilizados alguns recursos, como: realização de exercícios, trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com