TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O experimento de Milgram

Por:   •  2/9/2017  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  2.663 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ANDRESSA VICTÓRIA FREIRE SILVA

O experimento de Milgram

PETROLINA

2017

ANDRESSA VICTÓRIA FREIRE SILVA

O experimento de Milgram

Trabalho apresentado a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Petrolina como requisito para parcial para obtenção de nota da disciplina de Leitura e Técnicas de Elaboração e Análise de Textos Científicos, lecionada pelo professor Carlos Milton.

Petrolina

2017

O filme “O experimento de Milgram” é um filme que trata da vida e de experimentos do psicólogo experimental americano Stanley Milgram. Durante a produção, uma série de experimentos (envios de cartas, mapa, cantar a música favorita, identificação de pessoas próximas, etc) são apresentados e visam a análise do comportamento humano sob vários contextos.

O experimento que mais recebe destaque e que é reconhecido como o mais polêmico, foi o que Milgram objetivava descobrir se as pessoas são capazes de se submeterem às ordens que fogem de uma “conduta moral”. De modo geral, buscava saber se o indivíduo continuaria obediente a determinada ordem, mesmo ciente que poderia causar sofrimento a outro alguém.

No filme é apresentada toda a execução do procedimento, de modo a levar o telespectador a questionar sobre diversos comportamentos. Durante a realização do teste, vários personagens designados como “professor”, se incomodaram com a execução do processo, demonstravam sinais de nervosismo, desconforto ou insatisfação, e até mesmo mostravam a intenção de interromper o experimento. Entretanto, os resultados mostraram que a grande maioria dos voluntários prosseguiram, de fato, com a experiência, quando foram informados que não tomariam responsabilidade pelas consequências daquele ato. Nota-se que pelo simples fato de receberem ordens, deram continuidade ao processo, dando choques cada vez mais altos em pessoas que nem conheciam.

Outra questão bastante abordada no filme é a polêmica gerada pelos intelectuais da época, acerca da realização dos testes por Milgram. Enquanto ele buscava encontrar uma espécie de falha no pensamento social que implicasse numa suspensão do valor moral, foi também criticado pelos métodos de realizar o teste, apontada como uma forma enganadora e insensível, chegando até a compará-lo como o indivíduo que aplicava choques psicológicos nos voluntários.

A polêmica causada pelo procedimento pode ser baseada em alguns artigos da resolução Nº 510 do Conselho Nacional de Saúde, que visa o respeito e garantia dos direitos dos participantes, prevendo e evitando eventuais danos aos mesmos.

No capítulo I – dos termos e definições, artigo 2º e parágrafo X, é discutido sobre a necessidade do esclarecimento, onde é necessária a apresentação clara e transparente sobre a natureza da pesquisa e seus métodos, o que não aconteceu em sua totalidade no experimento de Milgram, pois este não deixou claro o processo metodológico que estava utilizando.

No capítulo IV, dos riscos, o artigo 18 diz que:

“Nos projetos de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, a definição e a gradação do risco resultam da apreciação dos seus procedimentos metodológicos e do seu potencial de causar danos maiores ao participante do que os existentes na vida cotidiana, em consonância com o caráter processual e dialogal dessas pesquisas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com