TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Introdução a Engenharia

Por:   •  20/6/2017  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  1.379 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIAO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA - 1° PERIODO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA

PROFESSOR: LICERIO DE OLIVEIRA

O ENGENHEIRO E SUAS PROPRIEDADES

BEATRIZ ADELE ESTEVÃO[1]

 THIAGO GHELLER ALMEIDA[2]

ORGANIZADOR CARLOS ALBERTO DE FREITAS. Introdução à Engenharia. Pearson 160 ISBN 9788543005515, Capítulo 9-O engenheiro e suas atribuições (p.87-94).

O livro analisado foi organizado pelo professor Carlos Alberto de Freitas formado pela Fundação Vanzolini pela universidade de São Paulo – USP conhecida principalmente pelo seu alto rigor acadêmico, com a excelência de seus professores.

A instituição procura embasar principalmente as áreas das ciências exatas, e apesar de fazer parte da USP Não ocupa as instalações da Universidade São Paulo, mantendo apenas uma equipe local, conforme convênio, para suporte à operação dos cursos existentes da USP naquele espaço.

O professor Carlos Alberto de Freitas tem uma longa carreira nas mais diversas universidades, tendo trabalhado também como professor técnico profissionalizante na Volkswagen do Brasil - Fundação Educacional Inaciana, dos anos de 1999 a 2002. Tendo trabalhado com diversos cursos nas áreas das engenharias o Professor atualmente se concentra na FATEC OSASCO e da FMU.

O engenheiro contribui garantindo ao homem um trabalho mais facilitado e uma vida mais digna. Usando os conhecimentos científicos para a criação de estruturas, dispositivos e processos que se adequem as necessidades humanas. A engenharia está cada vez mais presente, desenvolvendo sistemas de transporte e de comunicação, por exemplo.

Para uma visão integrada do profissional com o seu meio, ele deve ter visão sistêmica, raciocínio analítico, ousadia e estar preparado para diferentes contextos políticos, sociais e econômicos. O engenheiro desempenha inúmeras funções no mercado, e pode atuar como autônomo, empregado ou empresário.

Os setores de atuação de um engenheiro vão desde indústrias e construções até bancos de investimento e desenvolvimento e estabelecimentos de ensino, e suas atribuições estão entre administrar, assessorar, construir, executar, fiscalizar, operar, entre outros.

Fazem parte das competências e habilidades dos engenheiros aplicar conhecimentos científicos, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços técnicos, formular e resolver problemas, projetar e conduzir experimentos, avaliar os impactos sociais e ambientais de suas atividades etc.

O profissional que exerce engenharia deve possuir conhecimentos das leis da física, estrutura da matéria, comportamento dos fluidos, das ligações químicas, da conversão de energia. É desejável que ele seja capaz da realização de relatórios técnicos, além do detalhamento de projetos, regulamentar o funcionamento de sistemas, realizar experiências. Além disso, é importante o aperfeiçoamento continuo entre os avanços da sua área de trabalho.

A atuação profissional deve basear-se no respeito e na adoção de uma postura correta na aplicação de seus conhecimentos. Entre todas as qualidades e habilidades que um engenheiro deve ter, ainda deve-se ater aos conhecimentos no campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Os mesmos têm por objetivo promover uma conscientização saudável da ciência e tecnologia associadas a análise crítica das relações com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com