TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha-O-que-é-natureza de Marcos de Carvalho

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  3.695 Visualizações

Página 1 de 5

CARVALHO, Marcos de. O que é natureza, 2. ed. São Paulo: Editora brasiliense, 2003. 85 p. (Coleção primeiros passos, 243). ISBN 85-11-01243-5.

Descobrindo a natureza

Nome: Inete Cleide Bau

No livro “O que é natureza ”, de Marcos de Carvalho, segunda edição, publicado na editora Brasiliense em 2003, apresenta algumas explicações encontradas ao longo da existência humana para definir natureza.

Marcos de Carvalho, nascido em Minas Gerais, em 1955, formado em Geografia pela Universidade de São Paulo, professor, escritor de dois outros livros com outros geógrafos o Diamantino Pereira e Douglas Santos, publicaram pela editora Atual, São Paulo os livros Geografia Ciência do Espaço e O espaço mundial e Geografia e Ciência do espaço respectivamente em 1987 e 1988. Atualmente é professor da PUC-SP.

De acordo com o autor, é muito difícil distinguir o que é natural do que é artificial, pois de alguma forma os dois surgem da natureza; E o surgimento da humanidade que até hoje ainda não foi completamente desvendado, pode-se dizer que é algo sobrenatural. Na verdade, o conceito do que é o que natureza, é dado por nos quanto sociedade. Segundo o autor, o que é natureza? Pode ter respostas variadas de acordo com a época, população, individuo, contexto social, e até a mesma pessoa ao longo do tempo pode ter uma definição diferente para natureza, a explicação de natureza que conhecemos hoje não será a última.

O autor menciona uma comparação entre a sociedade e a natureza. Estima-se que a idade da terra é de cinco bilhões de anos, colocando isso em uma escala em anos apareceríamos apenas nos últimos dez minutos deste ano, as grandes descobertas na ciência, medicina, geologia, e outros avanços se dariam apenas nos últimos segundos deste ano.

Segundo o autor a igreja afirmava que a terra tinha seis mil anos, que era o centro do universo é era a obra prima de Deus. Os medievais acreditavam que ela era uma forma viva que tinha alma, se ainda acreditássemos nisso talvez não teríamos devastando-a tanto em busca de riquezas. De certa forma a natureza é o que o homem quer que ela seja, se não fosse dessa forma, não existiriam tantas respostas para esse questionamento.

Conforme o autor menciona, nossos ancestrais aprenderam muito com os animais, podemos afirmar isso vendo o comportamento dos indígenas, embora com o tempo a sociedade começou a distanciar o conceito de natureza do conceito sociedade.                 Desta forma, o autor vê a evolução de um mundo primitivo para o mundo civilizado, não se deu de uma hora para outra e nem foi da mesma forma em todos lugares. Os filósofos da antiga escola de mileto foram os primeiros a explicar a natureza, referente a sua forma, seus fenômenos. Aristóteles baseado na ideia de que tudo tem seu lugar, explicou que tudo no mundo iria cumprir seu propósito, que a terra era o centro do universo e composta de ar, agua, fogo, terra e um quinto elemento mais poderoso e ainda não conhecido pelo homem. E com essa ideia a igreja estabeleceu que a natureza era algo imutável e que a terra era o centro do universo, criada por Deus que de certa forma ajudou muito ela a ser tornar poderosa.

Segundo o autor, com o passar do tempo e com a ajuda de muitos matemáticos, filósofos, cientistas que foram enfrentando a sociedade e comprovando algumas teses desde como foi formada a natureza, suas definições, o planeta suas órbitas etc. Nas mãos desses grandes pesquisadores a natureza deixava de ser algo desconhecido e parecia uma máquina com alguns enigmas, mas com suas funções já calculadas e desvendadas.

O autor contextualiza o conceito de natureza conhecida até então foi mudado pelas pesquisas de Darwin sobre a evolução das espécies. As ideias de Darwin sobre a evolução das espécies explicavam muito sobre tudo e toda natureza, ele conseguiu explicar de uma forma mais simples e mais fácil de ser compreendida do que todas as definições de natureza já propostas antes, esse contesto da seleção natural foi aceita pela sociedade vista como burguesa.

Neste sentido o autor afirma que já ouve tantas teorias para explicar a forma da terra, nossa posição na galáxia até chegarmos na teoria aceita hoje, porém, hoje ainda não conhecemos praticamente nada da natureza, o que conhecemos está sobre a crosta terrestre, nada internamente da crosta e nada para fora de nosso planeta.

Conforme o autor, o conceito de natureza ainda não está completamente definido, só existiria uma resposta completamente certa, a resposta da própria natureza. O homem também pode ser considerado parte da natureza. Nunca se falou tanto em sustentabilidade, em preservação, mas cada vez menos se faz alguma coisa para preservar o meio ambiente e os animais existentes nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com