TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Documentário - A Meta

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício: filme “A Meta”

O filme inicia apresentando o engenheiro Alex, gerente de uma fábrica da companhia UniCo. Ele aparenta ter grandes dificuldades em gerir a fábrica, tendo muitos atrasos nas entregas dos pedidos.

Chega o dia em que o vice-presidente da companhia, Peach, vai até o escritório de Alex para lhe dar um aviso final: ou a fábrica “entra nos eixos” e começa a dar lucro ou será fechada. Detalhe é que Alex tem três meses para fazer isso acontecer. Inicialmente, Alex se mostra desesperado com a situação e começa a pensar no que fazer e questionar os investimentos que já fez e que não lhe deram o retorno esperado.

Em uma viagem, acaba encontrado um antigo professor, Prof. Jonah, no aeroporto. Jonah lhe questiona como anda a vida e o que tem feito. Alex conta que gerencia uma fábrica da UniCo e que está indo muito bem e se gaba do aumento de produtividade. Jonah mostra-se cético e começa a questionar Alex sobre os seus resultados de aumento de produtividade e coloca em cheque os mesmos. Alex fica, inicialmente, atordoado e se dá conta que Jonah pode ter razão.

Alex resolve, então, procurar ajuda de Jonah. O professor começa a lhe passar ensinamentos básicos, princípios, do que é a Teoria das Restrições. Alex não compreende de imediato. Em um final de semana em que ele vai a uma excursão de escoteiros para acompanhar seu filho, começa a imaginar durante o passeio a situação da fábrica e seus processos fazendo analogia com a caminhada das crianças, em que um menino gordinho e com uma mochila supercarregada acaba “trancando” o ritmo do grupo. Ali, Alex começa a entender a teoria das restrições e o conceito de gargalo.

Alex, então, começa a pensar em como desdobrar esse conhecimento com sua equipe. Vai para a fábrica a fim de descobrir seu gargalo – recurso cuja capacidade é igual ou inferior à demanda atribuída a ele. A partir de então revê também o seu conceito de produtividade, em função de Jonah ter lhe questionado se havia ganho mais dinheiro com seus investimentos.

Graças a Jonah, Alex compreende que a produtividade está ligada ao atingimento do objetivo da companhia, que é obter lucro e aumentar esse lucro. Que não importa ter maior eficiência em um determinado equipamento ou processo se isso não se desdobrar em aumento do lucro da empresa.

Com ajuda dos ensinamentos do Prof. Jonah e de sua habilidade em liderar sua equipe, Alex consegue redefinir os processos e levar a fábrica rumo ao caminho da lucratividade. Seu desempenho é reconhecido e ele é convidado a assumir novos desafios nas demais fábricas da companhia, para implementar as mudanças que tornaram sua fábrica a mais rentável do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com