TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha primavera silenciosa

Por:   •  12/9/2017  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS MIRASSOL – PONTAL DO PARANÁ

RESENHA CRÍTICA – PRIMAVERA SILENCIOSA, RACHEL CARSON

FLÁVIA FERNANDA RODRIGUES[1]

CESÁR APARECIDO DA SILVA[2]

RESUMO

O livro Primavera Silenciosa (Silent Spring) de Rachel Carson, publicado em 1962 pela editora Houghton Mifflino, alerta para o uso excessivo e incorreto de pesticidas como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), e a pulverização aérea de agrotóxicos.

Primavera silenciosa, tornou-se um marco na história do movimento ambientalista, considerada “umas das maiores reportagens investigativas do século XX” no ano 2.000 pela Escola de Jornalismo de Nova York.

 Rachel Carson, foi responsável por denunciar e alertar a cerca do uso desmoderado e negligente de pesticidas em áreas urbanas e rurais, para controle de pestes na agricultura. O título do livro é uma referência a morte de milhares de aves em decorrência do uso excessivo de pesticidas, entre eles, o DDT liberado para uso pelo Departamento de Agricultura após a Segunda Guerra Mundial, o que tornou a Primavera - época de pesquisa da autora segundo narração do livro -  Silenciosa sem o cantarolar dos pássaros.  Rachel, ao longo do livro faz críticas diretas ao uso desenfreado de pesticidas, principalmente, ao método de pulverização aérea em áreas urbanas, apresentando fatos que comprovam os malefícios do uso abusivo de pesticidas não só ao meio ambiente, mas, também ao ser humano.

Rachel, faz críticas diretas ao Departamento de Agricultura ao decorrer do livro, acusando-o de visar apenas o lucro financeiro, pois quando um agricultor excedia a quantidade de veneno permitida o Departamento apenas multava o mesmo, porém o DDT -seu maior alvo- continuava sendo comercializado em mercados, ao alcance de qualquer cidadão. Rachel também cita em seu livro, o perigo do DDT nos alimentos que ao serem ingeridos, se alojavam – mesmo que em pequenas quantidades – no tecido gorduroso do ser humano, ocasionando doenças graves e até mesmo a morte.

Por fim, a principal crítica do livro é o descaso do Departamento de Agricultura, por interesses financeiros. Como solução Rachel Carson, sugeriu a diminuição e ou extinção de pesticidas com composições químicas agressivas – como o DDT -, apresentando bactérias testadas laboratorialmente, que quando em contato com as pestes a adoeciam e matavam, sem ocasionar danos ao Meio Ambiente. A repercussão do livro, resultou na proibição do DDT, e mudanças nas Leis do Meio Ambiente.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com