TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do capitulo 12 e 13 - Liro Primavera Silenciosa

Por:   •  17/4/2015  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  3.120 Visualizações

Página 1 de 4

PRIMAVERA SILENCIOSA

Capitulo 12 – O Preço Humano

        Com a revolução tecnológica e a fabricação de poluentes diversos, passamos a ter um novo nível de preocupação.

        Atualmente, não mais nos preocupamos apenas com infestações como a peste bubônica, varíola, cólera e epidemias desse tipo Nossas duvidas estão voltadas igualmente a questões sanitárias e problemas decorrentes de envenenamento por pesticidas.

        Isso nos faz pensar quais os custos e consequências da vida moderna que, embora tenha aumentado à expectativa de vida do homem- já que conseguiu “burlar” a seleção natural, conseguindo encontrar a cura para diversos males, por outro lado como “efeito colateral” também gerou diversos males.

        O uso de pesticidas é prejudicial em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar, pois afeta desde o produtor até o ultimo consumidor, causando danos a todos os elos dessa cadeia.

        Existem defensores do uso de agrotóxicos, que lega que tanto o manuseio quanto o consumo indireto desses produtos químicos não causa qualquer malefício ao ambiente e seus indivíduos.

        Cabe ressaltar, que se trata de um mal que pode ser alarmadamente anunciado ou mesmo agir silenciosamente, fazendo, por exemplo, com que o infectado sequer perceba seus efeitos.

        Essas substâncias contaminaram nosso mundo, agindo de forma direta ou indireta em nossas vidas, plantas, alimentos, animais, lagos, águas, ar, corpo humano.  É certo afirmar, que a exposição a esses produtos trará, inevitavelmente, ao longo ou pequeno prazo, sérias consequências ao ambiente e pessoas.

        A certeza da impunidade não se enquadra a essa triste realidade. Afinal, os perigos invisíveis são tão letais quanto as ameaças visíveis. E não necessariamente, será imediatamente identificável.

        O objetivo de utilizar tais produtos, é eliminar pragas nas plantações, visando maior lucro haja vista que haverá maior aproveitamento da colheita No entanto, podemos mensurar se realmente isso é válido, haja vista que seus efeitos são largamente propagados? A cada evolução em pesquisas, não se corre o risco da ama se tornar ainda mais letal.

        Capitulo 13 – Através de uma janela estreita

        Para conclusão correta sobre o uso de tais substancias, faz-se necessário uma analise minuciosa, micro, para saber o grau das consequências.

        Portanto, foi realizada pesquisa que estudou o funcionamento das células, enzimas e órgãos, quando afetados pelo uso de pesticidas.

        Com tal estudo, foi possível observar como o individuo é afetado, devastado e conclui ainda, que o manuseio de pesticidas interfere na reprodução.

        Estudos afirmam que a eles podem causar infecção aguda, subaguda e crônica, dependendo do grau de exposição. Os maiores efeitos, são constatados no fígado, órgão extremamente importante para o corto

        Notou-se ainda, que o ATP (trifosfato de adenosina) que nada mais é uma moeda de troca universal de energia, pode ser afetado, tendo seu numero diminuído, resultando na dificuldade de fertilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com