TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resina Pet

Ensaios: Resina Pet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

Resina PET - Fabricação

Produção da Resina PET

O Poli (Etileno Tereftalato), conhecido pela sigla em inglês PET, é classificado quimicamente como um polímero poliéster termoplástico.

O PET é produzido industrialmente por esterificaçãodireta do ácido tereftálico purificado (PTA) com monoetileno glicol (MEG). Ouseja, esses dois elementos (PTA e MEG) são misturados, formando uma pasta que, durante o processo de fabricação, reagirão entre si, passando por cristalização e formando o PET como conhecemos: grãos brancos e opacos.

A resina PET para embalagens rígidas é caracterizada por possuir uma viscosidade intrínseca (VI) maior do que a do PET para aplicações de filmes e fibras. A viscosidade intrínseca, comumente expressa em dl/g, é diretamente proporcional ao peso molecular.

A resina PET é produzidas em duas fases:

1- O PET amorfo é obtido pela polimerização no estado líquido com VI em torno de 0,6.

Nesta etapa é formado o bis-2-hidroxietil-tereftalato (BHET), também chamado demonômero da polimerização. Nesta operação forma-se água, que é retirada continuamente do meio.

O monômero é então transferido para a polimerização, onde, sob alto vácuo, ocorre a policondensação líquida.

Nesta operação, o glicol é eliminado da reação com o aumento da VI do polímero(reação 2).

Neste ponto, o polímero amorfo é retirado do polimerizador, resfriado, solidificado, cortado e então armazenado.

2- Na pós-condensação no estadosólido a resina PET amorfa - obtida na primeira fase de fabricação - é cristalizada e polimerizada continuamente (reação 3). Nesse processo, a VI do polímero é aumentada tipicamente a 0,8dl/g.

A resina é então embalada, estando pronta para ser comercializada.

CARACTERÍSTICAS DO PET

Peso Molecular:

- A propriedade mais significativa do PET. O peso é um indicativo do número médio de unidades de repetição PET individuais que são agrupadas para formar uma corrente molecular única.

Viscosidade intrínseca do PET:

- É o modo pelo qual podemos definir oseu peso molecular corretamente

A Morfologia do PET

A morfologia dos polímeros envolve o arranjo, o formato, o tamanho e o efeito do cristal no polímero sólido. Esta morfologia é importante pelo seu efeito nas propriedades finais do polímero sólido.

Os polímeros podem ser:

- Amorfos: são aqueles que não possuem capacidade de cristalizar, sendo amorfo sem qualquer condição ou história térmica.

- Semicristalinos: geralmente chamados de polímeros cristalinos, são polímeros formados por regiões amorfas e regiões cristalinas. A região amorfa é aquela caracterizada por completa desordem de moléculas, ao contrário das regiões cristalinas, em que segmentos de cadeias moleculares estão estendidas, arranjadas de uma maneira ordenada, formando um empacotamento regular chamado cristalito. Normalmente, os polímeros nunca são 100% cristalinos. O PET enquadra-se na categoria dos polímeros semi-cristalinos.

O modelo tradicional usado para visualizar a morfologia e explicar as propriedades dos polímeros semi cristalinos é a Micela Franjada. Em determinados trechos, os segmentos de cadeias moleculares estão perfeitamente ordenados, formando as regiões cristalinas e em outros segmentos dessas mesmas moléculas estão desordenados, correspondendo às regiões amorfas. A molécula é, portanto, muito maior do que o comprimento do cristalito.

As propriedades do PET dependem:

- Da fração das regiões cristalinas (grau de cristalização)

- Tipo e tamanho dos cristais

- Orientação das cadeias moleculares e dos cristais.

A morfologia do PET depende das condições do processamento. O PET completamente amorfo ou com baixo grau de cristalização é obtido após rápido resfriamento do polímero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com