TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO LITERÁRIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO PARA O SETOR DE TECELAGEM DE RÁFIA COM O USO DE FERRAMENTOS DO LEAN SIX SIGMA.

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.949 Palavras (36 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

                               DANILO DE SOUZA CASSIMIRO

[pic 2]

CAMPINAS

2019


DANILO DE SOUZA CASSIMIRO[pic 3]

[pic 4]

REVISÃO LITERÁRIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO PARA O SETOR DE TECELAGEM DE RÁFIA COM O USO DE FERRAMENTOS DO LEAN SIX SIGMA.

Projeto apresentado ao Curso Certificação Black Belt Six Sigma, Escola EDTI, curso EAD.


CAMPINAS

2019

DANILO DE SOUZA CASSIMIRO

REVISÃO LITERÁRIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO PARA O SETOR DE TECELAGEM DE RÁFIA COM O USO DE FERRAMENTAS DO LEAN SIX SIGMA.

Projeto de Conclusão do curso de Certificação Black Belt Six Sigma apresentado à (Escola EDTI), como requisito parcial para a obtenção do título de ESPECIALISTA BLACK BELT.

Campinas, 21 de JANEIRO de 2019.

Dedico este Projeto Primeiramente a DEUS, pois sem ele nada do que tenho se concretizaria e nada do que pretendo ter se concretizará, e também a minha Família.


AGRADECIMENTOS

   Meu agradecimento é para a minha Esposa Jéssica, e a minha Filha Heloísa, pois á elas e por elas, que levanto todos os dias, motivado a ser alguém melhor. E por isso com certeza, elas tiveram papel importantíssimo para a conclusão deste Trabalho.

   Trabalho esse que agradeço a DEUS também pela oportunidade de realiza-lo, agradecido pela conclusão desse Curso que não foi fácil, foram cinco anos de muita luta, por ser difícil atrelar os estudos com minha vida pessoal e profissional, entretanto Feliz pelo término dele e consequentemente início de uma etapa diferente em minha vida.

CASSIMIRO, Danilo de Souza. REVISÃO LITERÁRIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO ENXUTA PARA O SETOR DE TECELAGEM DE RÁFIA COM O USO DE FERRAMENTAS DO LEAN SIX SIGMA: 2019. Total de 38 folhas. Projeto de Conclusão do Curso (CERTIFICAÇÃO BLACK BELT LEAN SIX SIGMA) Escola EDTI, Campinas, 2019.

RESUMO

Melhoria Contínua, Produção Enxuta e Otimização dos Recursos, utilizando ideias e recursos oferecidos por Lean Manufacturing, juntamente com Ferramentas Six Sigma, são alguns dos pontos primordiais, que baseada no Modelo Toyota de Produção visa, obter organização e aproveitamento dos recursos industriais para desenvolvimento no setor de tecelagem de Ráfia, bem como, a redução de manutenção em seus equipamentos, redução de desperdícios e aprimoramento, em seus processos além da padronização dos mesmos. Houve necessidade de abordar sobre ao assunto devido a gama de ferramentas do sistema Toyota de Produção bem como, sua eficácia comprovada em gestões administrativas. O tipo de Pesquisa realizado foi uma revisão Literária de autores que discorrem sobre o assunto. Portanto, Considerou-se a Produção Enxuta uma ferramenta ótima para Padronização dos processos e diminuição de desperdícios ao longo do projeto.

Palavras-chave: Sistema Toyota; 5s; Poka-Yoke; Ishikawa, Lean Manufacturing, Six Sigma.


CASSIMIRO, Danilo de Souza. REVISÃO LIETERÁRIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO ENXUTA PARA O SETOR DE TECELAGEM DE RÁFIA COM O USO DE FERRAMENTAS DO LEAN SIX SIGMA: 2019. Total de 38 folhas. Projeto de Conclusão do Curso (CERTIFICAÇÃO BLACK BELT LEAN SIX SIGMA) Escola EDTI, Campinas, 2019.

ABSTRACT

Continuous Improvement, Lean Production and Optimization of Resources, utilizing ideas and resources offered by Lean Manufacturing along with Six Sigma Tools, are some of the key points, based on the Toyota Production Model aims to obtain organization and utilization of industrial resources for development in the the raffia weaving industry, as well as, the reduction of maintenance in its equipment, reduction of wastes and improvement, in its processes besides the standardization of the same ones. There was need to address on the subject due to the range of tools of the Toyota Production System as well as its proven effectiveness in administrative managements. The type of research carried out was a literature review of authors who discuss the subject. Therefore, Lean Production was considered an excellent tool for process standardization and waste reduction throughout the project.

Keywords: Toyota system; 5s; Poka-Yoke; Ishikawa, Lean Manufacturing, Six Sigma.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Fatores que contribuem para Melhoria Contínua..................................17

Figura 2 – Esquema da estrutura do Modelo de Referência..................................21

Figura 3 – O Ciclo PDCA......................................................................................         24

Figura 4 – Extrusão do polipropileno e sintetização das Fitas...............................27

Figura 5 – Fitas preparadas para serem enroladas nos tubos...............................28

Figura 6 – Estrutura do Sistema Toyota de Produção (SHINGO, 1996)................29

Figura 7 - A Fábrica Visual ....................................................................................34 Figura 8 – Ciclos de Controle ................................................................................37

Figura 9 - Vetores de Influência sobre Zero-Defeito .............................................37

Figura 10 - Fluxo do pensamento do desenvolvimento de melhorias....................38



SUMÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.5 Kb)   pdf (719.7 Kb)   docx (765.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com