TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tempos de Rebeldia

Por:   •  18/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – CAMPUS ITAJAÍ

ANA CARLA DOTTA DEVES

TEMPOS DE REBELDIA - RESUMO

ITAJAÍ – SC

24 DE ABRIL DE 2020

  • Trauma Terrestre

São Francisco falava em contraste com a sociedade cristã, que só se importava com os seres humanos. Henry David Thoreau escreveu um manual equiparando a existência do ser humano com as florestas e rios. John ......., questionou a visão da sociedade dominante da civilização separada da natureza, começou a fundação do movimento ambientalista moderno. Enquanto uns estavam se preocupando com a natureza, as indústrias só se importavam com a venda de mais produtos, sem se importar com o estrago que estavam causando no meio ambiente. Raquel Carson escreveu um livro sobre o uso de agrotóxicos relatando o quanto o uso dessas toxinas era perigoso para o bem-estar. A partir dos anos 60, as pessoas começaram a ir às ruas protestar o uso indevido dos recursos finitos e infinitos da natureza.

  • A Santidade de Toda a Vida

Em 1969, no Canadá, um grupo de jovens deu origem ao grupo Greenpeace, que foram as ruas para protestar contra os testes nucleares dos EUA no território próximo ao Alaska. Greenpeace é a união da preocupação com a paz e com a ecologia. Para lutar contra os testes nucleares, o grupo, quando ganhou força, navegou até a área onde era feito os testes. Ele relata uma crueldade, onde humanos estavam assassinando baleias e as faziam parecer “sardinhas” comparadas ao tamanho do navio. Ele relata ter sido um momento inesquecível quando os marinheiros russos erravam os tiros do arpão pois era como se se tivesse duas forças presentes, o poder industrial sombrio contra as remanescentes da natureza fugindo. Eles enfrentaram os navios russos sem armas, apenas com câmeras e gravadores. Paul Watson, se envolveu violentamente com um grupo que assassinava focas, então foi destituído do Greenpeace e então criou sua própria organização “Sea Shepherd Conservation Society”, que é mais radical que a Greenpeace.

  • Eco-Guerreiros         

Em 1981, o grupo Earth First se reuniu no Colorado para protestar. Eles simularam uma rachadura na represa enquanto um dos líderes fazia um discurso. Eles estavam esperando a chegada de policias para impedir o protesto, mas nenhuma autoridade foi ao local. Edward Abbey foi o grande defensor do deserto, acreditava no poder das ideias e da comunicação. Dave Foreman levou as palavras da Earth First para as estradas, ele pregava a necessidade de uma ação ambientalista radical nas universidades no sudoeste dos EUA.

  • Repercussões

O serviço secreto francês plantou agentes dentro do Greenpeace para eliminar obstáculos no programa de armas atômicas. Em 1985, o navio do Greenpeace foi bombardeado, o fotógrafo morreu na explosão. Em 1986, Paul Watson foi para a Islândia para impedir o florescimento da indústria baleeira, ele sabotou uma instalação de processamento de baleias e afundou navios baleeiros. Ele se entregou pelos crimes cometidos, mas o país não quis levá-lo a julgando pois seria como dar um tiro no próprio pé. Então, desde 1986 a Islândia não matou nenhuma baleia. Em 1989, a casa de Dave Foreman foi invadida por agentes do FBI, ele foi preso por sobre acusação de conspiração, assim ele tinha sido notado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com