TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso de Águas Pluviais

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O homem tem um grande desafio de manter a qualidade dos seus recursos naturais, as limitações quantitativas obrigam o racionamento destes recursos. No caso dos recursos hídricos, a escassez de água potável está cada vez mais presente no dia a dia da população. Então, é muito importante que a sociedade saiba utilizar a água de maneira racional e eficiente, procurando fontes alternativas para a substituição das águas potáveis.

Segundo Campos; Azevedo (2013), pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que até 2025 há possibilidade de que dois terços da população do planeta sofram escassez moderada ou grave de água, caso seja mantido o padrão de consumo e os altos índices de poluição. Além disso, há previsão de que em 2050 “[...] apenas um quarto da humanidade terá água para satisfazer suas necessidades básicas”. (CAMPOS; AZEVEDO, 2013).

Incluído nesse tema, esta pesquisa apresenta uma metodologia de abordagem do reaproveitamento das águas pluviais, cinzas e negras destacando seus potenciais de reuso não potáveis aplicados a uma residência unifamiliar. Apresenta conceitos de tratamento e forma de reutilização das águas residuais, com foco em sistemas de baixas vazões destinados a uma residência. Discute a viabilidade financeira através de um projeto hipotético, no qual, analisa as modificações necessárias para que haja compatibilização qualitativa e quantitativa entre as águas residuais ofertadas e as demandas do reuso.

O levantamento dos custos médio para a implantação dos sistemas de reuso da água pluvial, cinzas e negras, através da relação com o custo da construção da residência. Traz como resultado, a conclusão de que o sistema que mais se adequa a uma residência é o de reaproveitamento da água pluvial.

Pensando não só na economia financeira, a captação da água de chuva nas residências ajuda a reduzir vazões afluentes ao sistema de drenagem pluvial urbano, limitações no sistema de drenagem urbano são vistas diariamente em locais com precipitações de grande intensidade, causando inundações, enchentes, prejuízos materiais e óbitos de pessoas em alguns casos.

Esta alternativa é um sistema que exige uma qualificação técnica do instalador e que os moradores da residência tenham um conhecimento do controle de qualidade desta água, para que seja utilizada em situações que não precisa de água potável.

Por fim, será demonstrado que o reuso de água pode trazer muitos benefícios, tanto para o morador que implementou o sistema quanto para o meio ambiente, que deixa de receber um resíduo oriundo de tais atividades que pode vir a comprometê-lo. Vale lembrar que, também serão demonstradas propostas de reuso de água que não foram viáveis, salientando que um bom planejamento e levantamento de variáveis são muito importantes e devem preceder sempre à implementação do sistema de reuso de água propriamente dita.

1.1 O PROBLEMA

Grande preocupação da população mundial é a falta de água potável, o seu uso para fins onde não há necessidade, causa um desperdício incalculável. Pensando nisso, como se poderia desenvolver um sistema sustentável de captação de águas pluviais, com objetivo de reuso na própria residência?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

O objetivo deste trabalho é demonstrar uma estimativa de benefícios com a implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais em uma residência.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Tem-se como objetivo geral fazer uma análise de projeto e das instalações do sistema de aproveitamento pluvial e viabilidade da instalação em residências.

Este trabalho inclui mostrar métodos que foram malsucedidos.

Tem-se como objetivo específico:

• Apresentar estudos que comprovam a eficiência do sistema de captação de águas pluviais em residências.

• Verificar a qualidade do tratamento da água da chuva, métodos utilizados para analisar o antes e pós coleta da água.

• Demonstrar as melhorias na drenagem urbana com a captação de águas pluviais nas residências.

3 JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a grande preocupação com a escassez de água potável no mundo, este trabalho busca trazer informações, conceitos, metodologias de conservação da água e do uso de fontes alternativas para consumo humano, dentre elas o aproveitamento de água da chuva.

A importância do desenvolvimento sustentável da questão hídrica, a preocupação com a destruição do meio ambiente e o crescimento populacional afetam na qualidade e quantidade de água disponível para consumo humano.

Serão abordados, informações gerais sobre o reuso de água envolvendo, um breve histórico, tipos de reuso, setores que podem usufruir deste, vantagens que podem ser obtidas e algumas das tecnologias que estão disponíveis para aqueles que possuem interesse em implementar este tipo de sistema. Por fim, será demonstrado, que o reuso de água pode trazer muitos benefícios, tanto para o morador que implementou o sistema quanto para o meio ambiente, que deixa de receber um resíduo oriundo de tais atividades que pode vir a comprometê-lo. Vale lembrar que, também serão demonstradas propostas de reuso de água que não foram viáveis, salientando que um bom planejamento e levantamento de variáveis são muito importantes e devem preceder sempre à implementação do sistema de reuso de água propriamente dita.

A água da chuva de captação direta pode ser considerada um recurso hídrico com qualidade e quantidade suficiente para atender a diversas demandas. O sistema de aproveitamento de água pluvial possui uma série de aspectos positivos, entre os quais: redução do consumo de água potável com queda dos custos de água fornecida pelas companhias de abastecimento; diminui os riscos de enchentes; preserva o meio ambiente; reduz a escassez de recursos hídricos; utiliza estruturas existentes na edificação (telhados, lajes, rampas); complementa o sistema convencional; serve como reserva de água em situações de emergência ou interrupção do abastecimento público.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com