TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAMPLE: PARCEIRA PARA FAZER O ALIMENTO MAIS SEGURO

Por:   •  5/5/2020  •  Resenha  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Lara Bianca Lima dos Santos

Trabalho da disciplina: Gerenciamento de Riscos

Tutor: Prof. Marcio Jorge Gomes Vicente

Aracaju, SE

2019

GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

SILVA, Emerson Claúdio; OLIVEIRA, Ualisson Rébula de. Gerenciamento de riscos de acidentes em uma empresa de construção civil. XI Congresso nacional de excelência em gestão, agosto 2015.

O artigo trata-se do estudo de caso em uma empresa de construção e montagem eletromecânica no interior do estado do Rio de Janeiro, na qual ocorreram diversos acidentes no processo produtivo entre 2011 e 2012, e que gradativamente foram reduzidos devido à comunicação de acidente de trabalho (CAT), e pelas análises de causa raiz dos acidentes de trabalho na empresa. Baseado nisso, aplicou-se quatro técnicas de gerenciamento de riscos de modo reverso que permitiram a identificação de ambientes de risco, classificação e categorização das causas de acidentes.  

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho. A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, sendo também seu dever prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.

Um dos segmentos que mais registram acidentes de trabalho no Brasil, a construção civil é o primeiro do país em incapacidade permanente, o segundo em mortes (perde apenas para o transporte terrestre) e o quinto em afastamentos com mais de 15 dias. Caracterizada por mudanças constantes de ambientes, empregos informais, exposição acentuada a ruídos, poeira e vibrações.

Algumas ferramentas de qualidade foram aplicadas para classificação, categorização de causas dos acidentes do trabalho ocorrido, serão comentadas detalhadamente nos parágrafos a seguir.

A padronização de processos é a base para uma gestão estratégica. Na busca pelo alcance de melhores resultados e melhorias nas etapas de produção, os gestores têm buscado no mapeamento de processos uma modelagem do fluxo de atividades com vistas a ganhos de competitividade e melhor desempenho.

Outra ferramenta é a FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma ferramenta da ciência da melhoria útil na análise de causa-e-efeito e para garantir que as causas de falha de um produto desapareçam. O objetivo do FMEA é fornecer uma abordagem sistemática e identificar, em um ambiente complexo, para onde a atenção deve ser voltada a fim de reduzir o risco de fracasso.

Para simplificar a análise aplicou-se o método de análise de Pareto que é um esquema, geralmente em forma de gráfico de colunas, que agrupa e ordena a frequência de determinadas ocorrências. Assim sendo, as Análises de Pareto fornecem informações valiosas para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas, soluções eficazes e duradouras e para evitar a ocorrência de novas crises. Tudo isso de forma mais fácil e segura, poupando esforços, tempo e recursos. E, portanto, levando a resultados melhores e mais promissores.

Nos resultados da pesquisa, aplicou-se a FMEA a partir do efeito dos acidentes, em outras palavras, nas causas básicas que resultaram nos acidentes com ou sem afastamento. Com o banco de dados gerados pelas análises dos acidentes utilizaram-se o diagrama de Pareto para quantificar e demonstrar, de forma gráfica, os setores que mais ocorreram acidentes. Um segundo gráfico, mostra as causas básicas que mais contribuíram para a ocorrência de acidentes no período de realização da pesquisa.

Foram estudados 127 casos de acidentes, desde o de menor incidência a até o de maior incidência, identificando e categorizando o que possui maior ocorrência. Outra ferramenta utilizada foi a Análise de árvore de causa (ACD) que analisa a variação e componentes: o indivíduo, a tarefa, o material e o meio de trabalho (MT). O mapeamento de processos auxiliou na identificação da cadeia produtiva, mapeando cada subsetor com atividades de prevenção e mitigação das causas de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com