TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Sample Parceria para Fazer o Alimento Mais Seguro

Por:   •  22/2/2021  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica do Caso de Harvard

Sample6: Parceria para Fazer o Alimento Mais Seguro

THAIS QUEVEDO

Trabalho apresentado para disciplina Ambiente e as Doenças do Trabalho Tutor: Prof. Ismael da Silva Costa

JAÚ - SP

2021

Referências: ROBERT F. Higgins, KIRSTEN Kester. Sample6: Fazendo uma parceria para tornar alimentos, Harvard Business School, 9 de julho de 2013.

Com o intuito de garantir acesso a alimentos em quantidades e qualidade nutricional em todas as épocas e partes do mundo todo, foi criado o termo “Segurança Alimentos”. Vale ressaltar que existe diferença entre os termos, a segurança de alimentos que se refere à garantia da qualidade do produto que consumimos e segurança alimentar se refere ao direito de todos ao consumo de alimentos.

A segurança alimentar possui como foco a indústria alimentícia e tem como objetivo garantir que não ocorra crises de contaminações em alimentos como já ocorreu no passado, como a doença da vaca louca, a propagação da gripe aviária na Ásia, e o escândalo de 2008 na China sobre a contaminação de melamina na fórmula infantil.

        Dessa forma a startup Sample6 se reuniu com fortes nomes da indústria alimentícia para formarem parceria, com inovações tecnológicas, para melhorar a segurança alimentar nos Estados Unidos.

O projeto que estava preste a ser lançado contava com uma tecnologia de diagnóstico para monitorar as bactérias patogênicas. Com uma tecnologia patenteada, a Sample6 desenvolveu um ensaio de segurança alimentar, o ensaio é capaz de detectar bactérias (Listeria spp) em menos de 4 horas, um tempo muito mais rápido do que os processos já existentes. Os processos comuns levam em torno de 30 a 48 horas, ou seja, com o ganho no tempo de resposta é possível tomar atitudes e ações com uma maior agilidade e garantir melhor qualidade nos produtos produzidos e reduzir os possíveis recalls.

É válido pontuar que os recalls de alimentos podem ser muito prejudiciais as empresas, visto a parte da economia e confiabilidade (reputação) de determinada marca e produto. E entre os anos de 2008 e 2012 foi um período onde os recalls os recalls nos EUA tiveram um grande aumento, com isso o impacto econômico foi enorme. Isso levou uma quebra de confiança dos consumidores, com os acontecimentos e as mídias sensacionalistas fizeram com que a quebra de confiança se agravasse.

Vários exemplos que ocorreram de recalls podem ser citados, como no verão de 2006, espinafres frescos originários de uma fazenda na Califórnia foram contaminados com E. coli. Este produto foi subsequentemente distribuído, causando três mortes confirmadas e cerca de 4.000 doenças.  Já em 2008, o processador de alimentos Canadense Maple Leaf Foods dez recalls de frios contaminados com Listeria monocytogenes. Este surto infeliz adoeceu 57 e matou 23, além de um custo a empresa cerca de US$30 milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com