TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEIS SIGMA

Dissertações: SEIS SIGMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

O Processo de seis sigma

Nasceu na empresa Motorola ,na década de 80 . Atualmente é aplicado tanto em processos do mundo empresarial quanto em processos de manufatura. Trazendo renovação ao ambiente Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a implementar benefícios financeiros por meio de melhorias de uma forma técnica .Seis Sigmas apresentam- se como um programa baseado em citações, onde a estatística é o principal meio utilizado para ajudar à tomada de decisão, sua finalidade é aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas o que significa a possibilidade de apenas três erros em um milhão. Sabemos que qualidade e estratégia são assuntos que despertam o interesse dos gestores, pois podem através de tais facilitar para que as empresas estabeleçam formas de aumentar a competitividade em mercados disputadíssimos. Temas afinal, amplamente discutidos nas empresas anos e anos atrás.

Com a globalização e cada vez mais modernidade, as fronteiras no mundo dos negócios não mais existem ,sendo assim estar bem posicionado no mercado poderá fazer a diferença ou seja, tais fatores é que manterá a sobrevivência das empresas. Vemos assim, que os níveis de qualidade podem indicar onde as empresas precisam concentrar seus esforços para manter a melhoria de uma forma que apresente resultados sempre. São dois os métodos utilizados pelo Seis Sigma. O DMAMC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), também conhecido como DMAIC, para melhoria de um processo já existente, e o DMEDI (Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar), para criação de um novo processo.

A estatística é um instrumento básico para a ferramenta Seis Sigma. Os métodos estatísticos são os mesmos utilizados por programas de qualidade, mas em Seis Sigma são aplicados de modo sistemático e ordenado para cada passo. Por fim, Seis Sigma pode proporcionar o sucesso sustentado, definir metas de desempenho comuns, identificar valor para os clientes, acelerar a melhoria, promover aprendizagem e executar mudanças estratégicas.

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores. Está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, assim deve considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivos organizacionais já definidos pelas empresas desde o princípio.

Tendo como referência que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Assim surgiu o conceito de BSC, estipulado como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias surgiu as organizações na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de citações estratégicas e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros..

Tanto o BSC, como a ferramenta Seis Sigma também serve ao processo de tomada de decisão. O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados com a organização.

Para as empresas colocarem em prática o BSC, são necessários

quatro passos: esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa; comunicar e criar vinculações; planejar e estabelecer metas e aprender a receber feedback estratégico. Observe que a ferramenta também pode ser usada para promover a comunicação estratégica visando ao envolvimento amplo das pessoas da empresa.

Perspectiva financeira

Conjunto de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratégicos econômicos.

Perspectiva dos clientes

Indicadores que permitem, dentro da empresa, identificação, avaliação e comunicação das propostas de valor em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com