TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEIS SIGMA

Resenha: SEIS SIGMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa:

SEIS SIGMA

Você já participou de reuniões onde temas para resolução de problemas voltam a tona com freqüência? Parece que os planos de ações elaborados não funcionam se não ficar em cima, e muitas vezes ao elegermos o responsável, torna-se o “pai da criança”, onde esforços solitários serão feitos para banir para sempre aquele problema.

Na década de 80 surgiu na fábrica da Motorola uma combinação de métodos da qualidade e uso da estatística para tomada de decisão e resolução de problemas. Esta metodologia ficou conhecida como seis sigma, cujo mantra era estruturar o processo para que não gerasse mais de 3,4 erros por milhão de operação. Jack Welch, Presidente da GE (General Electric) , trouxe esta metodologia para a organização, e enxergou que iria ser utilizada como filosofia de gestão estrategica, pois entendeu que o processo podia ser qualquer atividade incluindo as de serviço, e fez da GE como a empresa vai valorizada no mercado desde que quando começou a implantar o seis sigma.

Organizações que usam o seis sigma, conseguem implementar a cultura de melhoria, medindo os fatos, sem se tornar pessoal, pois as conclusões para as tomadas de decisões são expostas antes de implementá-las.

O seis sigma dá um salto vertiginoso do patamar de melhoria contínua, pois busca aumentar a satisfação dos clientes (interno ou externo) obtendo o máximo de retorno segundo levantamentos estatísticos baseados em fatos.

Muito diferente da Normatização ISO (que busca adequação para atender a quesitos da norma), BSC (que exige indicadores e solicita ações de correções, mas não diz como), 5S (filosofia japonesa de arrumação e organização de lay-out, que não tem nada a ver com o 6Sigma), o seis sigma é a única metodologia que mostra como resolver com quantificação financeira, falando a língua do cliente (em resolver o problema para aumentar a satisfação) e do ACIONISTA ou INTERESSADOS (que quer resolver, mas entende que não é só colocar mais recurso e mais gente se o processo está torto).

As maior parte das 500 maiores empresas do mundo relacionadas na revista Fortune utiliza o seis sigma para promover um diferencial estratégico nos produtos e serviços oferecidos, pois sabem que a medida que os competidores entram, nivela-se primeiro por preço, mas em pouco tempo, a qualidade passa a ser o principal quesito exigido pelos clientes, e a rentabilidade do negócio é decidido por quem tem o melhor processo, o mais enxuto, menor burocracia, nenhum retrabalho e entrega perfeita do que foi combinado.

Isto é o SEIS SIGMA!

Fonte: Paulo Miyamoto – Mestre em Qualidade e Produtividade, Pós Graduado em Administração Industrial, Engenheiro Eletrônico, leciona como Professor convidado em cursos de MBA e PÓS.

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-que-e-o-seis-sigma/30465/

Caso de aplicação de Six Sigma Plus

Aglomerados Cotopaxi (Equador)

Com Six Sigma, a empresa aumenta em US$ 1.100.000 o seu lucro líquido.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com